MEMORIAL DO LEGISLATIVO
Lançado livro que resgata a história das comissões parlamentares do Rio Grande do Sul
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 17:30 - 12/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
O Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul lançou na tarde desta quarta-feira (12) o livro Comissões Permanentes do Parlamento gaúcho: do Império à República. A solenidade ocorreu na sala da Presidência.

A coordenadora do Memorial, Débora Soares, falou do processo de pesquisa para a elaboração da obra, que durou mais de dois anos, agradecendo à equipe do Memorial. "É um singelo ato de uma grande pesquisa", avaliou. Ela explicou que a publicação partiu de manuscritos na época do Império e vai até a República, fechando com as 12 comissões permanentes atuais.

O superintendente Legislativo, Carlos Eduardo Chaise, agradeceu o belo trabalho de pesquisa desenvolvido e registrado pelo Memorial do Legislativo, ao Departamento de Comissões Parlamentares, que solicitou a publicação, à Escola do Legislativo, à Presidência e à Mesa Diretora. "Este livro é o registro da história viva do Parlamento gaúcho", definiu.

Representando a presidência da Casa, o deputado Frederico Antunes (PP) destacou a importância das comissões parlamentares na ALRS e disse que a atividade parlamentar se realiza muito mais nas comissões do que no plenário. "É por isso que precisamos de pessoas e estruturas que nos ajudem a preserva a história desse Poder. E uma parte importante da história parlamentar está aqui neste livro", declarou.

Também estiveram presentes no ato de lançamento o diretor do Memorial do Judiciário do RS, José Carlos Teixeira Giorgis; o procurador-geral da AL, Fernando Bolzoni; o superintendente de Comunicação e Cultura, Inocêncio Teles Moreira Filho; a diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza; além de diretores, coordenadores e servidores da Superintendência Legislativa, secretários da comissões parlamentares e servidores do Memorial do Legislativo.

Obra
O objetivo da publicação é divulgar a história das comissões permanentes do Legislativo estadual, desde a 1ª Legislatura, em 1835, até os dias atuais. A obra traz informações sobre as datas de criação e encerramento, atos legais que alteraram a constituição ou forma de atuação, competências e comissões antecessoras e sucessoras.

O trabalho foi desenvolvido exclusivamente pela equipe do Memorial do Legislativo por mais de dois anos e retrata o perfil de cada comissão permanente. A pesquisa foi realizada junto á documentação do Memorial e acervos de resoluções e regimentos internos, depositados na Biblioteca Borges de Medeiros.

O livro estará disponível para bibliotecas, instituições de ensino e pesquisa, Casas Legislativas e demais interessados no Memorial do Legislativo (Rua Duque de Caxias, 1029). Ele também será disponibilizado no portal da Biblioteca Borges de Medeiros (www2.al.rs.gov.br/biblioteca/).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Memorial do Legislativo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
AGENDA DA ASSEMBLEIA
COMISSÃO DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
AGENDA DA ASSEMBLEIA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30