MEMORIAL DO LEGISLATIVO
Lançado livro que resgata a história das comissões parlamentares do Rio Grande do Sul
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 17:30 - 12/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
O Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul lançou na tarde desta quarta-feira (12) o livro Comissões Permanentes do Parlamento gaúcho: do Império à República. A solenidade ocorreu na sala da Presidência.

A coordenadora do Memorial, Débora Soares, falou do processo de pesquisa para a elaboração da obra, que durou mais de dois anos, agradecendo à equipe do Memorial. "É um singelo ato de uma grande pesquisa", avaliou. Ela explicou que a publicação partiu de manuscritos na época do Império e vai até a República, fechando com as 12 comissões permanentes atuais.

O superintendente Legislativo, Carlos Eduardo Chaise, agradeceu o belo trabalho de pesquisa desenvolvido e registrado pelo Memorial do Legislativo, ao Departamento de Comissões Parlamentares, que solicitou a publicação, à Escola do Legislativo, à Presidência e à Mesa Diretora. "Este livro é o registro da história viva do Parlamento gaúcho", definiu.

Representando a presidência da Casa, o deputado Frederico Antunes (PP) destacou a importância das comissões parlamentares na ALRS e disse que a atividade parlamentar se realiza muito mais nas comissões do que no plenário. "É por isso que precisamos de pessoas e estruturas que nos ajudem a preserva a história desse Poder. E uma parte importante da história parlamentar está aqui neste livro", declarou.

Também estiveram presentes no ato de lançamento o diretor do Memorial do Judiciário do RS, José Carlos Teixeira Giorgis; o procurador-geral da AL, Fernando Bolzoni; o superintendente de Comunicação e Cultura, Inocêncio Teles Moreira Filho; a diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza; além de diretores, coordenadores e servidores da Superintendência Legislativa, secretários da comissões parlamentares e servidores do Memorial do Legislativo.

Obra
O objetivo da publicação é divulgar a história das comissões permanentes do Legislativo estadual, desde a 1ª Legislatura, em 1835, até os dias atuais. A obra traz informações sobre as datas de criação e encerramento, atos legais que alteraram a constituição ou forma de atuação, competências e comissões antecessoras e sucessoras.

O trabalho foi desenvolvido exclusivamente pela equipe do Memorial do Legislativo por mais de dois anos e retrata o perfil de cada comissão permanente. A pesquisa foi realizada junto á documentação do Memorial e acervos de resoluções e regimentos internos, depositados na Biblioteca Borges de Medeiros.

O livro estará disponível para bibliotecas, instituições de ensino e pesquisa, Casas Legislativas e demais interessados no Memorial do Legislativo (Rua Duque de Caxias, 1029). Ele também será disponibilizado no portal da Biblioteca Borges de Medeiros (www2.al.rs.gov.br/biblioteca/).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Memorial do Legislativo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30