PARLAMENTO
Presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense recebe a Medalha do Mérito Farroupilha
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 18:30 - 13/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
Ciro Simoni (D) foi o proponente da homenagem a Romildo Bolzan Jr.
Ciro Simoni (D) foi o proponente da homenagem a Romildo Bolzan Jr.

O presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Romildo Bolzan Júnior, recebeu, nesta quinta-feira (13), a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos por proposição do deputado Ciro Simoni (PDT).

Ciro explicou que cada parlamentar pode indicar uma pessoa por legislatura para receber a medalha, lembrando que, nos seus seis mandatos, além de Romildo, só indicou o ex-governador Alceu Collares. Destacou ainda a trajetória política do homenageado, que foi vice-prefeito de Osório quando o parlamentar era o prefeito, entre 1988 a 1992. Disse que a história de Romildo precisava ser reconhecida pelos gaúchos. "Ele é uma pessoa simples, transparente, que sabe ouvir, que consegue, aos poucos, construir a unidade", definiu.

Romildo Bolzan Júnior agradeceu a presença da família, amigos e colegas e homenageou a mãe, Mari Marques Bolzan, presente na solenidade, pelos valores passados a ele. Falou de sua trajetória política, que foi deixada de lado quando resolveu assumir a direção do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, em 2015. "O Grêmio, naquele momento, se transformou em um grande compromisso de vida", recordou. Relatou as ações para o saneamento financeiro do clube e que a organização teve reflexos no campo, com a conquista de vários títulos desde então. Por fim, agradeceu a medalha ao proponente e aos demais deputados da Casa. "Muito obrigado a ti e a teus pares por esse reconhecimento", finalizou.

O deputado Frederico Antunes (PP), representando a Presidência da Casa, disse que a homenagem era merecidíssima, já que Romildo desempenha suas atividades, seja na política ou no esporte, com muito amor, determinação e fé. "E tem tido êxito exatamente por isso". Classificou o homenageado, que é advogado, como um engenheiro muito bem sucedido na construção de parcerias, "pois sabe ouvir e também conduzir as coisas de forma muito democrática".

Homenageado
Natual de Osório, Romildo Bolzan Júnior é filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Osório Romildo Bolzan, falecido em 2001, de quem herdou a veia política. Graduado em Direito, foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Osório. Também esteve sete anos à frente do Partido Democrático Trabalhista no Rio Grande do Sul.

Sócio do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense desde os 3 anos de idade, ele passou a integrar o Conselho Deliberativo do Clube em 1990, passando também a fazer parte do Conselho Consultivo Tricolor. Foi eleito presidente do clube para o biênio 2015-2016 com 71% dos votos, sendo reeleito para o biênio 2017-2018 com 85,3% dos votos. Em sua gestão, o clube foi pentacampeão da Copa do Brasil (2016), tricampeão da Copa Libertadores da América (2017) e campeão do Campeonato Gaúcho e Recopa Sulamericana (2018).

Presenças
Além de familiares e amigos do homenageado, estiveram presentes os deputados Gerson Burmann (PDT) e Catarina Paladini (PSB); os deputados federais Afonso Mota (PDT/RS) e Pompeo de Mattos (PDT/RS), também presidente estadual do partido; o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati; o ex-deputado e futuro chefe da Casa Civil, Otomar Vivian; além de representantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação Gaúcha dos Municípios, Sport Club Internacional, Flamengo de Alegrete, Câmara de Vereadores de Porto Alegre; ex-presidentes, vice-presidentes e conselheiros do Grêmio.  

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Mérito Farroupilha

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30