PARLAMENTO
Presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS recebe a Medalha do Mérito Farroupilha
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 15:00 - 13/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
Deputado Enio Bacci foi o proponente da homenagem
Deputado Enio Bacci foi o proponente da homenagem

No fim da manhã desta quinta-feira (13), o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha em solenidade no Salão Júlio de Castilhos. A proposição é do deputado Enio Bacci (PDT).

Em seu pronunciamento, Bacci recordou o período em que atuou junto com o homenageado, em 2007, quando o parlamentar era secretário estadual da Segurança. Também destacou a trajetória profissional do coronel, citando operações da BM quando ele assumiu o comando da corporação em 2008. Disse que a determinação é a principal característica do homenageado e que ele tem vocação para liderar e contagiar os subordinados com seu entusiasmo. "O Mendes é um daqueles homens que é apaixonado pela profissão que escolheu", declarou.

Também lembrando o tempo em que atuou junto com Bacci na Secretaria Estadual de Segurança, o coronel relatou muitas das ações realizadas no enfrentamento à ação criminosa. Ainda agradeceu ao deputado e à Assembleia pela homenagem e aos amigos, familiares e colegas presentes na solenidade. "Além de agradecer a homenagem, agradeço sua amizade e sua parceria", afirmou, referindo-se a Bacci.

Homenageado
Natural de Pelotas, Paulo Roberto Mendes Rodrigues começou a carreira militar ao cursar o Centro de Formações de Oficiais da Brigada Militar, onde saiu aspirante e serviu em diversos batalhões da corporação, entre eles o Batalhão de Operações Especiais.

Entre 1999 e 2000, assumiu o comando do 9º Batalhão, com atuação em Porto Alegre. Entre 2001 e 2004, comandou o 15º Batalhão, em Pelotas. Em 2014, foi promovido a coronel e assumiu o Comando Regional Metropolitano.

Em 2007, tornou-se subcomandante da Brigada Militar, atuando também na Secretaria Estadual de Segurança, durante a gestão de Bacci. Em 2008, assumiu o comando-geral da BM.

No ano seguinte, tomou posse como juiz do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul. Entre 2014 e 2016, foi juiz corregedor-geral da Justiça Militar do RS, assumindo a presidência da corte em 2018.

Presenças
Durante a solenidade, os hinos nacional e rio-grandense foram executados, em solo de saxofone, pelo 2º sargento Carlos Roberto Teixeira Kettz.

Estiveram presentes o corregedor-geral do Tribunal de Justiça Militar do RS, juiz Amílcar Fagundes Freitas Macedo; o comandante da Legião da Reserva Altiva da BM, coronel Marcos Paulo Beck; o juiz jubilado do TJM RS, Octavio Simon de Souza; o diretor-geral do TJM RS, coronel Dirnei Vieira de Vieira; o corregedor-geral da BM, coronel Carlos Armindo Thomé Marques; o corregedor-geral do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Alexandre Teixeira Santos; entre outras autoridades civis e militares.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Medalha Mérito Farroupilha

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30