MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA
Marlon Santos entrega distinção ao músico Xirú Missioneiro
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 12:00 - 13/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Presidente Marlon Santos foi o proponente da homenagem ao músico
Presidente Marlon Santos foi o proponente da homenagem ao músico

O músico Xirú Missioneiro recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta condecoração oferecida pelo Parlamento gaúcho. A insígnia foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), também proponente da homenagem, em cerimônia realizada no Salão Júlio de Castilhos.

Yurandy Pereira de Souza, conhecido como Xirú Missioneiro, nasceu em São Luís Gonzaga (RS), na região das Missões. De família interiorana do campo, ainda menino ajudava seu pai nos afazeres da lida campeira como construir alambrados.

Além do canto, Xirú toca violão, bandoneon, acordeon e gaitas botoeiras. Seu primeiro disco, ainda em vinil, foi intitulado “Cantiga de Pagador”, onde teve a oportunidade de acompanhar seu grande ídolo missioneiro Jaime Caetano Braun. O reconhecimento ao CD “Cheirando a Pasto”, o levou a iniciar a sua trajetória pelo Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Xirú Missioneiro faz, em média, 12 a 15 shows por mês. São de sua autoria três discos de vinil, 16 CDs, 3 DVDs, recebendo seis discos de ouro e um disco de platina pela venda de mais de um milhão de discos. Atualmente o músico é acompanhado por seu filho, Hauna Taraguy, acordeonista e diretor do seu quarteto “Chão Colorado”.

Em seu agradecimento, Xirú falou do orgulho de receber a Medalha do Mérito Farroupilha. “Esta me toca mais o coração, já que representa o povo do Rio Grande do Sul”. Ele se definiu como teimoso, simples e brincalhão “Tento mostrar, através da minha música, o homem do campo e suas lidas, sempre com bom humor”.

Ao entregar a Medalha, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos, referiu-se ao homenageado como uma pessoa simples, “que transformou a fé e o Rio Grande do Sul, em uma bandeira”.

Participaram da homenagem, integrantes do grupo Matizes, Teixeirinha Filho, parentes, amigos e servidores da Assembleia.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Medalha do Mérito Farroupilha ao cantor Xirú Missioneiro

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30