PARLAMENTO
Deputado federal Heitor Schuch recebe a Medalha do Mérito Farroupilha
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 16:22 - 17/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
Elton Weber foi o proponente da homenagem
Elton Weber foi o proponente da homenagem

Na tarde desta segunda-feira (17), o deputado federal Heitor Shuch (PSB/RS) recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha. A proposição é do deputado Elton Weber (PSB), que fez a entrega da condecoração em solenidade no Salão Júlio de Castilhos.

Weber começou falando da honra de designar uma homenagem a Schuch. O parlamentar destacou os quase 30 anos que o homenageado dedica-se à causa da agricultura familiar, seja no sindicalismo ou na política. "Para mim, é uma tarde muito feliz, porque eu posso homenagear um homem que há muito tempo se dedica a uma causa, a causa dos homens e das mulheres que produzem comida. E é esta causa, na pessoa de Heitor Schuch, que queremos homenagear", explicou. 

Schuch disse estar muito grato com a homenagem e que teve bons professores, seja no movimento sindical, seja como deputado estadual e agora federal reeleito. Ele rememorou sua trajetória em defesa da agricultura familiar e garantiu que continuará, no segundo mandato na Câmara Federal, a defesa intransigente da agricultura familiar, do desenvolvimento rural, das políticas públicas que a população do campo. "Na política, nós não podemos dormir nunca, temos que estar sempre plantando, sempre renovando, sempre incentivando, sempre fazendo com que as coisas andem. Assim também é a vida do nosso agricultor: hoje ele colhe, amanhã já está plantando de novo", comparou.

Homenageado
Natural de Cerro Alegre Alto, primeiro distrito de Santa Cruz do Sul, Heitor Shuch é oriundo de uma família de agricultores familiares. Começou sua trajetória no movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadora rurais. Foi secretário e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul e também tesoureiro e presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul.

Exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa, de 2003 a 2014. É autor da lei que criou o Programa Crédito para a Juventude e da Lei do Protetor Solar para agricultores e familiares como forma de prevenção ao câncer de pele.

Em 2014, foi eleito deputado federal e, nas eleições desse ano, foi reeleito para o segundo mandato. Na Câmara dos Deputados, é presidente da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e autor da lei que criou a Semana Nacional da Agricultura Familiar.

Presenças
Além de familiares e amigos de Schuch, estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; os prefeitos de Candelária, Paulo Roberto Butzge, de Venâncio Aires, Giovane Wickert, e de Vera Cruz, Guido Hoff; a ex-deputada estadual Maria Augusta Feldmann; o ex-deputado estadual e federal Hermes Zaneti; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; o presidente da Emater/RS, Iberê Orsi; a deputada estadual eleita Franciane Bayer (PSB); o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unisc, Marcelino Hoppe; representantes da Afubra, Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Candelária, de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul; Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, PSB/RS, entre outros.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Medalha Mérito Farroupilha

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30