PLENÁRIO
Aprovada assistência às famílias de recém-nascidos com Síndrome de Down
Karine Bertani | MTE 9427 | PRB - 19:00 - 18/12/2018 - Foto: Mariana Carlesso
Sergio Peres é o autor do projeto
Sergio Peres é o autor do projeto

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei 327/2015, de autoria do deputado Sergio Peres (PRB), determinando que hospitais públicos e privados comuniquem, no ato do registro de recém-nascidos com Síndrome de Down, informações sobre entidades e instituições inseridas na rede de atendimento voltada a pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul.

O objetivo do deputado é garantir o apoio, o acompanhamento e a intervenção imediata por profissionais capacitados, com vistas ao atendimento precoce. “É necessário garantir o amparo aos pais em um momento de muita insegurança e dúvidas, que exige adaptação de toda a família”, defendeu o autor da proposta. Sergio Peres também lembra que é direito das crianças com Síndrome de Down a estimulação prévia e o desenvolvimento integral das suas potencialidades.

Sobre a Síndrome de Down
A síndrome de Down não é uma doença, mas uma ocorrência genética natural que acomete uma criança a cada 600 a 800 nascimentos. Ela independe de gênero, classe social, ou etnia, e está associada a alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21. As características da síndrome variam de indivíduo para indivíduo. Entre os sinais mais comuns, verifica-se olhos oblíquos, semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, orelhas pequenas, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias. A síndrome de Down pode acarretar também comprometimento intelectual e, em consequência, dificuldades de aprendizagem. (Fonte: Ministério da Saúde)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30