Deputados
Deputados aprovam Estatuto do Concurso Público no Rio Grande do Sul
Felipe Chemale – MTE 11282 | PTB - 14:37 - 19/12/2018 - Foto: Divulgação
Deputados Lara e Pedro Ruas
Deputados Lara e Pedro Ruas

PL de autoria de Luis Augusto Lara (PTB) dispõe sobre regras da seleções do poder público  

Por 40 votos favoráveis, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (18) o projeto 234/2010, intitulado Estatuto do Concurso Público no Rio Grande do Sul. De autoria do deputado Luis Augusto Lara (PTB), o estatuto prevê as normas gerais para a realização de concursos públicos de provas ou de provas e títulos no âmbito da Administração Estadual Direta e Indireta, incluindo as autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações instituídas ou mantidas pelo Estado.

Conforme o deputado, a proposta está de acordo com a legislação nacional e a Constituição Federal. “Há uma série de regramentos, anteriormente previstas apenas no Estatuto do Servidor público e na Constituição do Estado. Agora, algumas regras ficam mais claras”, destacou o parlamentar. A proposta é chamada de “Lei antifraude”, justamente para acabar com possíveis irregularidades, muitas vezes em concursos de pequenas prefeituras.

Entre as regras, a que prevê que a contratação da empresa especializada executora do concurso público estará sujeita à lei das licitações, assim como ter negativa do Tribunal de Contas, de que não poderá ter precedentes de irregularidades cometidas no âmbito da Administração Pública. Outra garantia é o chamamento do número de candidatos anunciados no edital, que muitas vezes precisam recorrer à justiça para serem nomeados - já que a validade é encerrada, o que impede a nomeação.  

Alguns itens já estão previstos em legislações específicas das carreiras, Leis Orgânicas dos Poderes e na própria constituição federal, mas há inovações. É o caso da anulação administrativa do certame, quando forem anuladas mais de 40% das questões formuladas. A proposta será encaminhada para sanção do governador do Estado para entrar em vigor.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30