AGRICULTURA
Extinção da SDR está na contramão da solução para o Estado
Marcela Santos - MTE 11679 | PT - 15:56 - 19/12/2018 - Foto: Marcelo Bertani
A angústia entre os agricultores familiares gaúchos e pescadores artesanais em relação a possível extinção ou fusão da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado, motivou o deputado Zé Nunes (PT) a fazer contato oficial como o futuro chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, nesta quarta-feira (19). Zé Nunes fez um apelo pela continuidade da Secretaria, falando em nome das cooperativas de agricultura familiar, comunidades tradicionais, e de entidades como Fetraf, Fetag e Unicafes.
 
“No momento em que o governador eleito, Eduardo Leite anuncia a criação de novas secretarias, anuncia também a extinção de uma das Pastas mais importantes para o desenvolvimento do Estado. Nossa visão é que esta extinção ou fusão é equivocada. A agricultura familiar responde por mais de 85% do PIB dos municípios gaúchos, e tem características e situação próprias, justamente pela importância social e econômica que ocupa, por isso requer uma política e espaços próprios”, avalia.
 
De acordo com o parlamentar, que é agrônomo e vive a agricultura em seu dia-a-dia, é muito importante um espaço que abrigue as pautas específicas, com políticas direcionadas, como a agricultura familiar e a pesca, por exemplo. Ele defende também que a atividade econômica deve ser a grande frente para combater a crise do Estado. Ainda de acordo com Zé Nunes, o significado objetivo desta iniciativa, é que a agricultura familiar será considerada como acessória às políticas sociais. "Assim, deixa imediatamente de ter uma função estratégica para o desenvolvimento do Estado, e logo terá sua atividade desprestigiada", finalizou.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PLENARIO

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30