PARLAMENTO
Assembleia Legislativa dá posse a governador e vice-governador em sessão solene no dia 1º de janeiro
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 11:00 - 28/12/2018 - Foto: Galileu Oldenburg
Após sessão solene, haverá transmissão de cargo no Palácio Piratini
Após sessão solene, haverá transmissão de cargo no Palácio Piratini
Na terça-feira (1º), ocorre a Sessão Solene de Compromisso Constitucional e Posse do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) e do vice Ranolfo Vieira Júnior (PTB). A posse do governador e de seu vice é atribuição exclusiva da Assembleia Legislativa, prevista no artigo 53 da Constituição Estadual.
 
Às 16h, o presidente da Casa, deputado Marlon Santos (PDT), dará início à sessão no Plenário 20 de Setembro. Em seguida, ele interrompe os trabalhos e os líderes de bancadas e partidos são convidados a dirigirem-se ao Gabinete da Presidência, de onde acompanharão o governador e o vice eleitos até o plenário.
 
Com a retomada da sessão, o governador eleito Eduardo Leite proferirá o Compromisso Constitucional, nos seguintes termos: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense". Em seguida, o deputado Edson Brum (MDB), 1ª secretário da Mesa Diretora, procederá à leitura do Termo de Posse. O mesmo procedimento ocorre com o vice-governador eleito Ranolfo Vieira Júnior. Por fim, o presidente Marlon e o governador Leite fazem seus discursos.
 
No início da cerimônia, a banda da Brigada Militar interpretará o Hino Nacional. Ao final, ela interpreta o Hino Rio-Grandense.
 
Após o encerramento da cerimônia, o presidente Marlon acompanha o governador e o vice até a saída principal do Parlamento. Ali eles serão aguardados pelos chefes da Casa Militar e do Cerimonial do Palácio Piratini, que os acompanharão até a sede do Executivo, onde será realizada, às 17h, a transmissão do cargo.
 
Acesso ao público
O acesso do público em geral e dos convidados se dará pela esplanada do Palácio Farroupilha. O acesso do público às galerias do Plenário 20 de Setembro se dará por ordem de chegada. Uma vez atingida a lotação, as demais pessoas serão encaminhadas ao Teatro Dante Barone, onde serão instalados telões para acompanhar a cerimônia.
 
Imprensa
  • Os profissionais da imprensa deverão fazer credenciamento prévio pelo e-mail SCS-Administrativo@al.rs.gov.br, informando nome completo e veículo de comunicação a que pertencem.
  • Desde quarta-feira (26), os crachás podem ser retirados com a Polícia do Legislativo, andar térreo do Palácio Farroupilha, mediante apresentação de documento de identificação com foto.
  • Para aqueles veículos e profissionais que não conseguirem fazer o credenciamento e a retirada dos crachás previamente, eles poderão ser feitos no dia do evento (1º de janeiro), a partir das 13h30, na recepção do Palácio Farroupilha.
  • O crachá deverá estar visível e ser apresentado para ter acesso ao Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha (antessala do Plenário).
  • O acesso ao Plenário 20 de Setembro será permitido somente para fotógrafos e cinegrafistas, e apenas para captura de imagens, não podendo permanecer no recinto.
  • A Polícia do Legislativo pode limitar o acesso dos profissionais devido à lotação ou por alguma outra necessidade.
Transmissão ao vivo
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

A TVE irá transmitir em cadeia com a TVAL: canal 7 da NET; canal aberto digital 30 (7.1) e canal aberto 7 (Porto Alegre).

A cobertura da TV AL começa às 15h.

Posse dos novos deputados acontece em 31 de janeiro
Os 55 deputados estaduais eleitos para a 55ª Legislatura tomam posse em sessão solene no dia 31 de janeiro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fotos ALERGS Espaços

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30