ECONOMIA
Coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios são congelados
Melissa Bulegon - MTE 11.607 | PDT - 17:04 - 07/01/2019 - Foto: Divulgação
Em janeiro, Sossella esteve no TCU tratando do tema
Em janeiro, Sossella esteve no TCU tratando do tema

Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei Complementar 165/2019, que dispõe sobre o congelamento dos coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para as cidades que apresentarem queda na estimativa populacional, até que o novo censo demográfico seja realizado. A informação foi comemorada pelo deputado Gilmar Sossella (PDT). 

“Esta é uma grande notícia para os municípios que iriam sofrer perdas significativas de recursos porque o IBGE não pode fazer a chamada estimativa populacional em 2015 por falta de recursos. Com isso, ainda estava se baseando no Censo de 2010”, destacou Sossella.

Em 23 de outubro do ano passado, o deputado tratou do tema em Brasília com o ministro-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, e o secretário de Macroavaliação Governamental, Leonardo Albernaz. A demanda havia sido encaminhada a Sossella pelas prefeituras de Santa Vitória do Palmar e Planalto. 

O FPM se constitui em uma das modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os estados e municípios, prevista no artigo 159 da Constituição Federal. De acordo com o TCU, a fixação dos coeficientes individuais de participação é efetuada com base nas populações de cada município brasileiro.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30