DEPUTADOS
Burmann reitera a importância do curso de Medicina para Ijuí e região
Luana Oliveira da Costa* - MTE 17110 | PDT - 15:48 - 17/01/2019 - Foto: Divulgação

O deputado Gerson Burmann (PDT) manifestou-se com surpresa e indignação com a notícia de que o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) ajuizou uma ação cível pública para suspender a abertura do curso de Medicina pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), em Ijuí, e também barrando a realização do vestibular de ingresso que está agendado para o dia 24 de fevereiro.

As alegações do Conselho de Medicina são refutadas pelo deputado Burmann, pois houve a mobilização de toda uma região, onde todos serão beneficiados com a implantação do novo curso, não fosse assim, o Brasil e o Estado do Rio Grande do Sul não estariam contratando profissionais de fora do País.

Burmann vai mais além quando declara que todos os procedimentos legais foram observados e que, somente agora, na reta final de uma tão sonhada conquista, o Cremers tenta barrar a implantação do curso.

Mesmo com o recesso da Assembleia Legislativa, Burmann está em Porto Alegre mantendo-se a disposição da comunidade ijuiense, em contato com as autoridades estaduais, mesmo sabendo que a questão está judicializada e que a Unijui está reunindo todos os esforços para provar à justiça a importância e necessidade da implantação do curso.

Burmann declarou estar ao lado da Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e de toda a comunidade acadêmica que tanto lutaram, e por tantos anos, pela autorização do MEC.

Apoio na Casa Civil

O deputado esteve com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, na manhã do dia 16/01, com o intuito de buscar o apoio do Governo do Estado no que tange ao impasse provocado pelo pedido judicial do Cremers, que tenta impedir a realização do vestibular para Medicina na UNIJUÍ. Burmann entende que a participação do governo do Estado também é importante nesse processo, na defesa e manutenção do processo de implantação do curso, haja vista sua importância para todo o Estado.

A trajetória do curso na região

Em 2012 a Unijuí liderou movimento que criou o Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí, em conjunto com diversas entidades locais e políticos da bancada gaúcha. Após Ijuí e posteriormente a Universidade estarem habilitadas, em 2015, um revés marcou a busca pelo curso, posteriormente revertido com a desistência da Instituição de outro estado que buscava se estabelecer em Ijuí. Um novo edital foi criado pelo MEC e novamente a Unijuí se habilitou, desta vez com sucesso.

Burmann encerra dizendo que o sonho está tão perto de se realizar, mas a mobilização deve continuar para suplantarmos todas as barreiras que ainda restam para a efetivação do tão sonhado curso de medicina em Ijuí.

 *Com informações Assessoria Deputado Gerson Burmann

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30