MANDATO
Empréstimos a aposentados por telefone devem ser proibidos
Nataniel Corrêa - MTE 17354 | PSL - 17:28 - 19/03/2019 - Foto: Leodair Silva
Projeto de lei proíbe empréstimos por telefone
Projeto de lei proíbe empréstimos por telefone

Deputado Vilmar Lourenço propõe fim de contratação por telefone

O deputado Vilmar Lourenço (PSL) encaminhou, através do legislativo gaúcho, a proibição de empréstimos a aposentados firmados por telefone. A medida visa garantir que, principalmente as pessoas idosas, saibam o quanto de juros está incluído na contratação.

“Esse projeto visa regulamentar a concessão de créditos a aposentados, pois os bancos e financeiras ofertam o empréstimo via telefone, sem a divulgação de todos os detalhes do contrato. É preciso esclarecer, em especial, a idosos esses riscos de endividamento ao firmar um empréstimo”, destaca Vilmar Lourenço.

Segundo dados da Previdência Social, em 2015, o Brasil contava com mais de 26 milhões de aposentados. Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), levantamento divulgado em 2015 aponta que 20% da população gaúcha é composta por aposentados e pensionistas.

O PL 132/2019, encaminhado por Lourenço, quer defender esses trabalhadores, que atualmente, sofrem assédio de instituições financeiras através de ligações, e de diversos formatos de publicidade.

Em caso de descumprimento da legislação, uma multa – de aproximadamente R$ 97 mil, é prevista para as instituições bancárias.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30