Saúde
Deputada Franciane Bayer participa da fundação do Instituto Pietro – Doe Medula
Raquel Quevedo - 18275 | PSB - 17:03 - 19/03/2019 - Foto: Raquel Guevedo

A deputada Franciane Bayer (PSB) integra o grupo de sócios fundadores do Instituto Pietro, instalado na noite dessa segunda-feira (18) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Trabalhando em defesa da vida – um dos lemas do mandato -, a deputada sente-se honrada e feliz em apoiar a causa. “É com muito amor e entusiasmo que me associo a esta importante luta. Além do número de doadores cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), precisamos trabalhar para aumentar o número de leitos para os transplantes. O IPietro nasce com este compromisso: salvar vidas”.

O instituto, presidido pelo ex-deputado federal Beto Albuquerque, é resultado de uma luta que teve início em 2007, quando Pietro Albuquerque, filho do ex-deputado foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Aguda. Pietro faleceu em 2009 e desde então Beto trabalha para aumentar o número de doadores de Medula Óssea cadastrados no REDOME e ajudar as famílias que passam pelo mesmo sofrimento. O primeiro passo foi a criação da Lei Pietro, que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro. “O Instituto Pietro é realidade. Somos 55 associados fundadores. Um time que vai lutar pela vida, por mais doadores e transplantes de medula, mais pesquisa, apoio aos hospitais transplantadores, transplantados e familiares. Pietro estaria completando 30 anos e o Instituto é o nosso presente para ele. Sua perda se transformou na luta de muita gente”, destacou emocionado, o autor da iniciativa.

Um dos primeiros compromissos do Instituto Pietro será trabalhar para ampliar a Casa de Apoio do Hospital de Clínicas, que presta auxílio aos familiares de pacientes com câncer.

Diversas autoridades e pessoas ligadas a causa participaram do ato de fundação do IPietro, além da diretora-presidente do Hospital de Clínicas, Nadine Clausell, estiveram presentes o ministro substituto da Saúde, João Gabardo dos Reis, o ex-presidente do Redome, Luís Fernando Bouzas, o chefe de gabinete do Ministério Público, Júlio César de Melo, o coordenador do serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Conceição, Marcelo Capra, a pesquisadora e doutora Lúcia Silla, deputados, secretários, prefeitos, vereadores, médicos, além de familiares, amigos e parceiros da luta pela doação e transplante de medula óssea.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30