HARMONIA
Deputada Zilá participa de vento da Rota Sabores e Saberes
Bethania Haas Loblein - MTE 10359 | PSDB - 10:04 - 20/03/2019 - Foto: Bethania Haas Loblein

Em solenidade realizada na Cachaçaria Harmonie Schnaps, em Harmonia, a Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí destacou o reposicionamento de marca, durante a noite desta terça-feira (18).

A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) representou a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e parabenizou o grupo por discutir a importância do turismo rural no desenvolvimento sustentável de uma região.

A nova fase da rota reforça o posicionamento em torno da agroecologia e da produção sustentável de alimentos, aliando lazer com educação e conhecimento. Em seu discurso, o presidente da Rota Sabores e Saberes, Luiz André Steffen, salientou o trabalho consolidado em agroecologia, que já é exercido desde 2007. O vice-presidente da Rota, Leandro Hilgert, dono do alambique Harmonie Schnaps, destacou a importância do envolvimento da indústria, do comércio, de bancos, do poder público e de toda a comunidade para que o turismo se torne um patrimônio da região.

O evento também homenageou três pessoas que ajudaram a construir a Rota Sabores e Saberes: Fábio Esswein e Rogéria Flores, da Emater, e Carlos Antonio Campani.

O deputado estadual Elton Weber (PSB) também se fez presente, assim como os prefeitos que fazem parte da Rota: de Harmonia, Carlos Alberto Fink (Lico); de Montenegro, Carlos Eduardo Müller (Kadu), Bom Princípio, Fábio Persh; de Tupandi, Hélio Inácio Müller, e também o prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco.

Rota Sabores e Saberes: pioneira no turismo rural agroecológico

Criada em 2007, a Rota Sabores e Saberes sempre teve foco na agroecologia, na agricultura familiar e na intenção de mostrar os sabores e os saberes dos empreendimentos que a compõem. Todos carregam as marcas da colonização alemã da região, são recheados com a história de cada empreendedor - eles próprios os anfitriões dos turistas - e apresentam a gastronomia, que aproveita as frutas cultivadas pelos agricultores do Vale do Caí.

Atualmente, dez propriedades e associações a integram, perfazendo quatro cidades: Montenegro (Sítio Steffen, Casa da Atafona, Ecocitrus), Bom Princípio (Ecosabores, Casa do Artesão Mãos com Arte), Harmonia (Harmonie Schnaps, Horto das Margaridas, Pesque e Pague do Batata) e Tupandi (Agrofloresta do Inacinho, Sobrado Weber).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30