ECONOMIA
Depois que a porta arrebentar, não adianta pôr tranca”, diz Zé Nunes, sobre a crise do leite
Marcela Santos - MTE 11679 | PT - 11:36 - 20/03/2019 - Foto: Guerreiro

Na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (21), o deputado estadual Zé Nunes (PT), coordenador do GT do Leite, voltou a falar da crise da cadeia leiteira no Estado. Segundo ele, informações de cooperativas sobre a importação do produto no primeiro bimestre de 2019 apontam para um período de muita dificuldade para o setor. “Em plena entressafra do leite, tivemos uma restrição que reduziu a procura do produto e de seus derivados. Depois que a porta arrebentar, não adianta por tranca, disse Zé Nunes, sobre a crise na cadeia leiteira”, lembrou.

Zé Nunes criticou ainda a medida antidumping que beneficiava a produção nacional, estabelecendo tarifas para leite em pó oriundos da Nova Zelândia e da União Europeia, em 3,9% e 14,8%, respectivamente. Essa medida diminui a competitividade do produto nacional e fragiliza ainda mais a situação dos produtores que são o elo mais fraco da cadeia.

Para ele, um dos principais desafios é conseguir a revogação do Decreto 53059/16, que incentiva a importação do leite. “É inadmissível estimularmos a competição com produtos de outros países, numa concorrência que é desleal como o nosso produtor. A saída para o Rio Grande do Sul está, justamente, na sua atividade econômica, na sua vocação, e a cadeia leiteira é uma dessas vocações. O governador precisa revogar o decreto imediatamente”, declarou.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30