GRANDE EXPEDIENTE
Fran Somensi homenageia 60 anos das Lojas Colombo e 30 anos da Bigfer
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 15:16 - 20/03/2019 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Guerreiro
“O que faz uma empresa ser diferente? As instalações, a tecnologia, o sistema de gestão? Diria que não é nenhuma delas. O que faz a diferença são as pessoas, e a grande diferença é o amor que estas pessoas colocam naquilo que fazem!”, disse a deputada Fran Somensi (PRB), ao iniciar sua manifestação na tribuna da Assembleia. A parlamentar ocupou o espaço do Grande Expediente em homenagem a duas “das maiores empresas do Estado, a Bigfer por seus 30 anos, e a Colombo, completando 60 anos de história”.
 
No DNA de seus fundadores, acrescentou a deputada, “na essência de suas almas, estão a ousadia, a perseverança, o trabalho e a fé. Mas, acima disso, têm algo em comum, que é o respeito e o carinho por seus colaboradores, os quais tratam como família, como seus próprios filhos e irmãos”, frisou. Lembrou que as duas empreses, Bigfer e Colombo, nasceram pequenas, passaram por todo tipo de provação e, hoje, completam 30 e 60 anos de história, “enchendo de orgulho a todos os riograndenses”.
 
Narrou que a Colombo teve como ponto-chave a criatividade. “De forma simples, mas com imaginação e trabalho duro de Adelino Colombo, tornou-se uma das maiores redes de varejo do Sul do país”, registrou Fran Somensi, apontando que o fascínio do fundador da empresa pelo comércio surgiu ainda na infância, vivida no berço da imigração italiana no Brasil, em Nova Milano, interior de Farroupilha.
 
Trajetória
Na sequência, a deputada destacou pontos significativos da trajetória da Colombo e todo o contexto familiar envolvido. Descreveu etapas que foram sendo vencidas por Adelino e iniciativas como a colocação de aparelho de TV que deixava ligado na porta de sua loja, no começo dos anos 60. “A ideia era despertar a curiosidade do público, e despertou mesmo! A cidade de Farroupilha inteira parou para ver a chegada das primeiras transmissões de televisão”, contou.
 
A partir do crescimento das vendas de televisores e outros eletrodomésticos, a Colombo começou a expandir, abrindo a primeira filial, em 1965, em Caxias do Sul. Depois, o crescimento se deu em municípios da região, como Flores da Cunha, São Marcos, Vacaria, Veranópolis e Bento Gonçalves. Após a década de 1970, considerada de “ouro” para a empresa, a Colombo expandiu-se por praticamente todo interior gaúcho.
 
Ampliação
A primeira loja em Porto Alegre abriu em 1983, mesma época em que a rede se estabeleceu em cidades próximas à Capital. Foi nesta mesma década que atravessou a fronteira e inaugurou suas primeiras operações em Santa Catarina e Paraná. Atualmente, a Colombo conta com 250 lojas, dois centros de distribuição e mais de 4,6 mil colaboradores no RS, Santa Catarina e Paraná. Dentro da estratégia de multicanais, atua nos segmentos lojas de rua, lojas em Shopping Centers, lojas Premium e Loja virtual.
 
Opera um varejo de veículos: a Colombo Motors, com a comercialização de ciclomotores, motos, triciclos e quadrículos. Além disso, investe na diversificação em serviços financeiros por meio da Crediare, que opera, desde 2003, com oferta de crédito para a compra de eletros e móveis pelos clientes da rede Colombo. “Diante de tudo isso, é claro que se pode afirmar que a Colombo, sim, faz uma grande diferença na vida das pessoas e da sociedade como um todo”, resumiu a parlamentar do PRB.
 
Bigfer
Sobre a Bigfer, disse tratar-de de empresa mais jovem, mas também, com uma grande história. Com fábricas em Farroupilha, na Serra gaúcha; Curitiba, no Paraná, e Votuporanga em São Paulo, a Bigfer é hoje a maior fabricante de acessórios para móveis da América Latina. Produz mais de dez mil itens, que atendem o mercado brasileiro e internacional.
 
“E a Bigfer é deste tamanho porque construiu sua trajetória a partir do envolvimento de muitas mãos. A empresa tem mais de 2,2 mil colaboradores que acreditam no seu trabalho, que sabem que o esforço de todos é que faz a diferença. É um orgulho homenagear esta empresa que tem 30 anos história em Farroupilha, que nasceu da paixão de seus fundadores pelo desafio, pela inovação e pelo empreendedorismo”, referiu Fran Somensi.
 
Resultado de sonhos
Mas, conforme ela, as grandes vitórias e as grandes conquistas são resultados de sonhos, que começam pequenos, modestos e são cultivados com dedicação, suor e, “muito amor”, referindo-se ao sócio-fundador, Geraldo Alexandrini, destacando, ainda, a parceria da esposa, Beatriz, e do amigo Iluy Frosi. Nascida em 26 de maio de 1989, a Bigfer, desde o começo, tinha como objetivo facilitar a vida das pessoas, levando os pioneiros a ampliar o foco, passando do varejo à produção. Assim, o empreendimento agregou, ao comércio de parafusos, a fabricação de peças para móveis.
 
Surgida no coração da produção moveleira do Rio Grande do Sul, logo começou também escrever o seu nome na indústria gaúcha e brasileira. Segundo Fran Somensi, “para a empresa, mais que uma obrigação, proporcionar qualidade de vida no trabalho é uma maneira de dar valor a quem ajuda esta empresa ser grande. A valorização de seus colaboradores sempre foi um compromisso do grupo”, sublinhou, acrescentando que a Bigfer tem a sua própria escola de educação infantil, que atende os filhos de seus colaboradores, iniciativa que surgiu pelas mãos de Beatriz que, quando levava seus filhos ao trabalho, via a dificuldade para o trabalhador não ter com quem deixar os seus pequenos”.
 
Escola interna
Ainda com o pensamento de valorizar e criar mão de obra qualificada, a empresa conta com a Big Aprendiz, uma escola interna mantida em parceria com o Senai/Senac voltada à educação técnica de jovens aprendizes. Da mesma forma, emendou, a empresa crê que cuidar do planeta é seu dever. “Redução dos impactos na natureza e a busca incessante de uma produção limpa, fazem parte da inquietude da empresa e estão incorporadas nas suas rotinas”, registrou.
 
Por fim, destacou que a empresa, passados 30 anos, segue pensando grande e na sua expansão, “nunca se esquecendo, no entanto, que não são as máquinas e as cifras que definem os seus valores: o maior patrimônio do grupo são as pessoas. Parabéns família Bigfer, e a todos que fazem parte desta linda história, escrita sob os princípios da fé e da perseverança!”.
 
Apartes e autoridades
Em apartes, manifestaram-se os deputados Sérgio Turra (PP), Pepe Vargas (PT), Franciane Bayer (PSB), Gérson Burmann (PDT), Carlos Búrigo (MDB), Luciana Genro (PSOL), Luiz Viana (PSDB), Sérgio Peres (PRB), Airton Lima (PR) e Rodrigo Maroni (PODE).
 
Autoridades
Compuseram a Mesa das autoridades, além do presidente Luís Augusto Lara (PTB), o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, o secretário Chefe da Casa Civil, adjunto, Bruno Freitas, representando o governador do Estado; empresários Adelino Colombo, das Lojas Colombo, e Geraldo Alexandrini, da Bigfer, e o conselheiro da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Luiz Antônio Pereira da Silva.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30