GRANDE EXPEDIENTE
Fran Somensi homenageia 60 anos das Lojas Colombo e 30 anos da Bigfer
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 15:16 - 20/03/2019 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Guerreiro
“O que faz uma empresa ser diferente? As instalações, a tecnologia, o sistema de gestão? Diria que não é nenhuma delas. O que faz a diferença são as pessoas, e a grande diferença é o amor que estas pessoas colocam naquilo que fazem!”, disse a deputada Fran Somensi (PRB), ao iniciar sua manifestação na tribuna da Assembleia. A parlamentar ocupou o espaço do Grande Expediente em homenagem a duas “das maiores empresas do Estado, a Bigfer por seus 30 anos, e a Colombo, completando 60 anos de história”.
 
No DNA de seus fundadores, acrescentou a deputada, “na essência de suas almas, estão a ousadia, a perseverança, o trabalho e a fé. Mas, acima disso, têm algo em comum, que é o respeito e o carinho por seus colaboradores, os quais tratam como família, como seus próprios filhos e irmãos”, frisou. Lembrou que as duas empreses, Bigfer e Colombo, nasceram pequenas, passaram por todo tipo de provação e, hoje, completam 30 e 60 anos de história, “enchendo de orgulho a todos os riograndenses”.
 
Narrou que a Colombo teve como ponto-chave a criatividade. “De forma simples, mas com imaginação e trabalho duro de Adelino Colombo, tornou-se uma das maiores redes de varejo do Sul do país”, registrou Fran Somensi, apontando que o fascínio do fundador da empresa pelo comércio surgiu ainda na infância, vivida no berço da imigração italiana no Brasil, em Nova Milano, interior de Farroupilha.
 
Trajetória
Na sequência, a deputada destacou pontos significativos da trajetória da Colombo e todo o contexto familiar envolvido. Descreveu etapas que foram sendo vencidas por Adelino e iniciativas como a colocação de aparelho de TV que deixava ligado na porta de sua loja, no começo dos anos 60. “A ideia era despertar a curiosidade do público, e despertou mesmo! A cidade de Farroupilha inteira parou para ver a chegada das primeiras transmissões de televisão”, contou.
 
A partir do crescimento das vendas de televisores e outros eletrodomésticos, a Colombo começou a expandir, abrindo a primeira filial, em 1965, em Caxias do Sul. Depois, o crescimento se deu em municípios da região, como Flores da Cunha, São Marcos, Vacaria, Veranópolis e Bento Gonçalves. Após a década de 1970, considerada de “ouro” para a empresa, a Colombo expandiu-se por praticamente todo interior gaúcho.
 
Ampliação
A primeira loja em Porto Alegre abriu em 1983, mesma época em que a rede se estabeleceu em cidades próximas à Capital. Foi nesta mesma década que atravessou a fronteira e inaugurou suas primeiras operações em Santa Catarina e Paraná. Atualmente, a Colombo conta com 250 lojas, dois centros de distribuição e mais de 4,6 mil colaboradores no RS, Santa Catarina e Paraná. Dentro da estratégia de multicanais, atua nos segmentos lojas de rua, lojas em Shopping Centers, lojas Premium e Loja virtual.
 
Opera um varejo de veículos: a Colombo Motors, com a comercialização de ciclomotores, motos, triciclos e quadrículos. Além disso, investe na diversificação em serviços financeiros por meio da Crediare, que opera, desde 2003, com oferta de crédito para a compra de eletros e móveis pelos clientes da rede Colombo. “Diante de tudo isso, é claro que se pode afirmar que a Colombo, sim, faz uma grande diferença na vida das pessoas e da sociedade como um todo”, resumiu a parlamentar do PRB.
 
Bigfer
Sobre a Bigfer, disse tratar-de de empresa mais jovem, mas também, com uma grande história. Com fábricas em Farroupilha, na Serra gaúcha; Curitiba, no Paraná, e Votuporanga em São Paulo, a Bigfer é hoje a maior fabricante de acessórios para móveis da América Latina. Produz mais de dez mil itens, que atendem o mercado brasileiro e internacional.
 
“E a Bigfer é deste tamanho porque construiu sua trajetória a partir do envolvimento de muitas mãos. A empresa tem mais de 2,2 mil colaboradores que acreditam no seu trabalho, que sabem que o esforço de todos é que faz a diferença. É um orgulho homenagear esta empresa que tem 30 anos história em Farroupilha, que nasceu da paixão de seus fundadores pelo desafio, pela inovação e pelo empreendedorismo”, referiu Fran Somensi.
 
Resultado de sonhos
Mas, conforme ela, as grandes vitórias e as grandes conquistas são resultados de sonhos, que começam pequenos, modestos e são cultivados com dedicação, suor e, “muito amor”, referindo-se ao sócio-fundador, Geraldo Alexandrini, destacando, ainda, a parceria da esposa, Beatriz, e do amigo Iluy Frosi. Nascida em 26 de maio de 1989, a Bigfer, desde o começo, tinha como objetivo facilitar a vida das pessoas, levando os pioneiros a ampliar o foco, passando do varejo à produção. Assim, o empreendimento agregou, ao comércio de parafusos, a fabricação de peças para móveis.
 
Surgida no coração da produção moveleira do Rio Grande do Sul, logo começou também escrever o seu nome na indústria gaúcha e brasileira. Segundo Fran Somensi, “para a empresa, mais que uma obrigação, proporcionar qualidade de vida no trabalho é uma maneira de dar valor a quem ajuda esta empresa ser grande. A valorização de seus colaboradores sempre foi um compromisso do grupo”, sublinhou, acrescentando que a Bigfer tem a sua própria escola de educação infantil, que atende os filhos de seus colaboradores, iniciativa que surgiu pelas mãos de Beatriz que, quando levava seus filhos ao trabalho, via a dificuldade para o trabalhador não ter com quem deixar os seus pequenos”.
 
Escola interna
Ainda com o pensamento de valorizar e criar mão de obra qualificada, a empresa conta com a Big Aprendiz, uma escola interna mantida em parceria com o Senai/Senac voltada à educação técnica de jovens aprendizes. Da mesma forma, emendou, a empresa crê que cuidar do planeta é seu dever. “Redução dos impactos na natureza e a busca incessante de uma produção limpa, fazem parte da inquietude da empresa e estão incorporadas nas suas rotinas”, registrou.
 
Por fim, destacou que a empresa, passados 30 anos, segue pensando grande e na sua expansão, “nunca se esquecendo, no entanto, que não são as máquinas e as cifras que definem os seus valores: o maior patrimônio do grupo são as pessoas. Parabéns família Bigfer, e a todos que fazem parte desta linda história, escrita sob os princípios da fé e da perseverança!”.
 
Apartes e autoridades
Em apartes, manifestaram-se os deputados Sérgio Turra (PP), Pepe Vargas (PT), Franciane Bayer (PSB), Gérson Burmann (PDT), Carlos Búrigo (MDB), Luciana Genro (PSOL), Luiz Viana (PSDB), Sérgio Peres (PRB), Airton Lima (PR) e Rodrigo Maroni (PODE).
 
Autoridades
Compuseram a Mesa das autoridades, além do presidente Luís Augusto Lara (PTB), o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, o secretário Chefe da Casa Civil, adjunto, Bruno Freitas, representando o governador do Estado; empresários Adelino Colombo, das Lojas Colombo, e Geraldo Alexandrini, da Bigfer, e o conselheiro da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Luiz Antônio Pereira da Silva.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30