HOMENAGEM
Ex-ministra Eleonora Menicucci receberá a Medalha do Mérito Farroupilha
Leandro Molina - MTE 14614 | PT - 16:38 - 22/03/2019 - Foto: Leandro Molina
Ex-ministra receberá Medalha proposta pelo deputado Edegar Pretto
Ex-ministra receberá Medalha proposta pelo deputado Edegar Pretto

A ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, receberá a Medalha do Mérito Farroupilha na próxima terça-feira, dia 26 de março, às 13 horas, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Está confirmada a presença da ex-presidente da República, Dilma Rousseff, na solenidade. O proponente da Medalha é o deputado estadual Edegar Pretto (PT). A Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa, destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. 

Eleonora Menicucci de Oliveira, é natural de Lavras, em Minas Gerais. É militante de esquerda desde os anos 1970. No período da ditadura militar foi presa e torturada, em São Paulo. É graduada em ciências sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem mestrado em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Na USP, também obteve o título de livre docente em saúde coletiva. Tem pós-doutorado em saúde e trabalho das mulheres na Faculdade de Medicina da Universidade Degli Studi Di Milano, na Itália. É professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em fevereiro de 2012, Eleonora foi nomeada pela presidente Dilma Rousseff para chefiar a Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), e comandou a pasta até 2015. No período que foi ministra, ampliou os programas e recursos destinados ao Rio Grande do Sul para a promoção de direitos fundamentais das mulheres. Por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, a SPM nacional reafirmou compromissos com as mulheres e meninas gaúchas, com destaque para ações da Rede de Enfrentamento e Atendimento Especializada às Mulheres e Meninas em Situação de Violência - Rede Lilás. 

Com a adesão da SPM gaúcha ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, e Eleonora comandando a SPM nacional, o governo do RS aumentou a captação de recursos através de convênios com a União para, principalmente, adquirir veículos e equipamentos para o reaparelhamento dos serviços públicos para as mulheres; a formação de agentes públicos para promover a igualdade de gêneros; a qualificação das mulheres para o trabalho, entre outras ações de combate à violência contra as mulheres.

Outro programa, o “RS Lilás”, permitiu mais autonomia para as mulheres gaúchas. Foi por meio dele que mulheres do campo e da cidade receberam capacitação para o mercado de trabalho. Eleonora Menicucci também esteve envolvida diretamente na conquista e dois Ônibus Lilás, oriundos do Programa "Mulher, Viver sem Violência", que foram entregues ao governo gaúcho. As duas unidades móveis são usadas para levar informações e atendimentos às mulheres, principalmente em comunidades rurais. Também foi sob a gestão da ministra Eleonora que houve aumento de recursos para os Centros Municipais de Referência da Mulher (CRMs), estruturas consideradas essenciais ao programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.

Na área da Segurança Pública, também há o reconhecimento ao trabalho da ex-ministra. No período que comandou a pasta coordenou ações conjuntas com o governo gaúcho, e Secretaria de Segurança Pública, para qualificar o atendimento dos serviços de proteção às mulheres, com liberação de mais de R$ 3 milhões para implantação e fortalecimento das Salas Lilás, da Patrulha Maria da Penha e das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (DEAMs), além do Observatório da Violência Contra a Mulher. O Programa “Mulher Viver sem Violência”, coordenado pela Secretaria da Presidência da República, também promoveu a integração dos serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, e orientação para trabalho de mulheres.

No período do governo Tarso Genro, o Rio Grande do Sul obteve recordes de investimentos do governo federal para políticas públicas para as mulheres, ultrapassando R$ 14 milhões destinados somente pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, em ações para promover a cidadania, atendimento, autonomia, efetivação dos direitos das mulheres, combate à desigualdade e fim da violência de gênero. Pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho desenvolvido, ligação com estado, atuação nos movimentos de mulheres e luta em defesa das mulheres, Eleonora Menicucci receberá a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria do Parlamento gaúcho.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30