DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
Parlamentares relatam audiência no Denatran sobre novo sistema de placas automotivas
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 11:50 - 27/03/2019 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Guerreiro

Na reunião ordinária da Comissão de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, nesta quarta-feira (27), que tem como presidente Elton Weber (PSB), os deputados Sebastião Melo (MDB) e Mateus Wesp (PSDB) fizeram o relato de viagem a Brasília, no dia 20 de março, para tratar sobre a exigência de novas placas para os veículos. O assunto, inclusive, será tema de audiência pública hoje, às 18h30, no Plenarinho da AL, por proposição de Melo.

Os parlamentares falaram especificamente da audiência realizada com o diretor do Denatran, Jerry Adriane Dias Rodrigues. Além de Melo e Wesp, também participou da reunião o presidente da comissão, deputado Elton Weber (PSB).

Melo lembrou que a adoção do novo modelo de placas se originou da Resolução 33 do Mercosul, que determinava a integração do banco de dados sobre os veículos antes da mudança efetiva das placas. "Aa carreta foi colocada antes dos bois", avaliou. Segundo o parlamentar, sete estados, incluindo o RS, começaram a fazer a mudança, mas os demais não iniciaram o processo nem pretendem fazê-lo.

Para ele, a audiência pública deve evidenciar o conflito de interesses envolvido nesta mudança, levando em conta questões econômicas e éticas. Os diretores do Denatran e do Detran/RS, Enio Bacci, confirmaram a presença, conforme Melo.

O deputado Mateus Wesp também falou sobre a agenda em Brasília na semana passada. Lembrou as notícias de que o presidente Jair Bolsonaro pretende interromper o processo de mudança, mas disse ter percebido de que o retorno ao modelo antigo de placa parece ser pouco provável.

Também o deputado Issur Koch (PP) falou sobre a questão, citando o desconforto e a preocupação das pessoas com a não identificação do estado e do município nas novas placas. Igualmente, a deputada Fran Somensi (PRB), que presidiu a reunião, destacou que acredita que este é um dos itens em que a audiência pública pode avançar e também defendeu que se cobre valores mais justos pela nova placa.

Assuntos Gerais
Ainda foi abordado, durante o período de Assuntos Gerais, a questão dos fios das operadoras nos postes. Melo anunciou que apresentará requerimento para realização de audiência pública sobre o tema.

Koch falou de leis de sua autoria sobre o tema em Novo Hamburgo e Vilmar Lourenço (PSL) comentou a situação em Sapucaia do Sul. Fran também abordou a questão referindo-se ao município de Farroupilha.

Presenças
Participaram da reunião, a deputada Fran Somensi (PRB), vice-presidente (que coordenou os trabalhos); e os deputados Edegar Pretto (PP), Valdeci Oliveira (PT), Issur Koch (PP), Dirceu Franciscon (PTB), Mateus Wesp (PSDB), Sebastião Melo (MDB), Vilmar Lourenço (PSL) e Giuseppe Riesgo (NOVO).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão M P Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30