SESSÃO PLENÁRIA
Instituto de Estudos Empresariais apresenta a 32ª edição do Fórum da Liberdade na Tribuna Popular
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 15:51 - 04/04/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Orador destacou o evento que ocorre nos dias 8 e 9 de abril
Orador destacou o evento que ocorre nos dias 8 e 9 de abril
O período da Tribuna Popular da sessão plenária de hoje (4) foi ocupado pelo representante do Instituto de Estudos Empresariais, Rafael do Prado Colla, para a apresentação da 32ª edição do Fórum da Liberdade. Realizada no início da sessão plenária da primeira quinta-feira de cada mês, a Tribuna Popular permite a representantes de entidades da sociedade civil a realização de pronunciamentos na tribuna do Legislativo, pelo tempo de 10 minutos.
 
Este ano, o grupo de pensamento liberal abordará o tema Brasil, aberto para reformas?, reunindo autoridades como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o ex-presidente da Petrobras Pedro Parente e o filósofo Olavo de Carvalho, que participará por videoconferência, além de outros ícones nacionais vinculados ao liberalismo. Constam ainda na programação o empresário Flávio Augusto, fundador da Wise Up; o jornalista Alexandre Garcia; o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco; e outras autoridades. O evento acontece dias 8 e 9 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS.
 
Durante a exposição, Rafael do Prado Colla destacou a orientação dada pelos brasileiros através do resultado eleitoral, evidenciando que “a população clama mudanças na política”, uma vez que “o viés estatista que dominou a política até agora se mostrou ineficiente”. Explicou que “os serviços públicos oferecidos aos indivíduos são de baixa qualidade mas a cobrança da carga tributária é insustentável”. A burocracia sufoca os empreendedores, “os principais agentes de mudanças”, disse ele, enquanto a sociedade dá mostras de cansaço “de pagar muito e receber pouco”.
 
Definir as mudanças
Esse cenário, conforme o jovem empresário, dá sinais de mudança no país, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, evidenciando o patamar alcançado pela Assembleia Legislativa nos seus esforços para reduzir a burocracia, ganhando destaque nacional. Para viabilizar as mudanças, “temos que repensar o papel do poder público e dos cidadãos”, o foco da edição deste ano do Fórum da Liberdade.
 
Prado Colla fez um histórico do fórum, marco no calendário da América Latina e brasileiro, reunindo autoridades políticas, filósofos, economistas e pessoas que buscam através do debate de ideias “a melhor forma de agir para transformar a realidade”. O evento, realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais, é reconhecido pela revista Forbes como o maior fórum de debates da atualidade. Desde o seu início, foram 375 palestrantes, cinco vencedores de prêmio Nobel, oito chefes de estado, intelectuais e incontáveis lideranças políticas e empresariais.
 
Na última edição, foram registrados mais de 6 mil presentes, alunos de mais de 30 escolas, e 48 de ensino superior. “O mundo está se espelhando no Fórum”, afirmou. Por isso a importância do evento deste ano, nos debates dos temas polêmicos e para as mudanças.
 
Como participar da Tribuna Popular
A Tribuna Popular é regulamentada pelo artigo 262-E, do Regimento Interno da Assembleia, e pela Resolução de Mesa 571/2004. As entidades interessadas em fazer uso da tribuna devem encaminhar requerimento à presidência da Casa e fazer registro, na Divisão de Protocolo, Arquivo e Comunicações, do Departamento de Serviços Administrativos, com antecedência de, no mínimo, 72 horas, informando dados que identifiquem a entidade, nome do representante que fará uso da palavra e o assunto a ser tratado. A Tribuna Popular  ocorre sempre na primeira quinta-feira de cada mês. Os requerimentos para ocupar o espaço devem ser aprovados pela Mesa Diretora.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Tribuna Popular

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30