SESSÃO PLENÁRIA
Instituto de Estudos Empresariais apresenta a 32ª edição do Fórum da Liberdade na Tribuna Popular
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 15:51 - 04/04/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Orador destacou o evento que ocorre nos dias 8 e 9 de abril
Orador destacou o evento que ocorre nos dias 8 e 9 de abril
O período da Tribuna Popular da sessão plenária de hoje (4) foi ocupado pelo representante do Instituto de Estudos Empresariais, Rafael do Prado Colla, para a apresentação da 32ª edição do Fórum da Liberdade. Realizada no início da sessão plenária da primeira quinta-feira de cada mês, a Tribuna Popular permite a representantes de entidades da sociedade civil a realização de pronunciamentos na tribuna do Legislativo, pelo tempo de 10 minutos.
 
Este ano, o grupo de pensamento liberal abordará o tema Brasil, aberto para reformas?, reunindo autoridades como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o ex-presidente da Petrobras Pedro Parente e o filósofo Olavo de Carvalho, que participará por videoconferência, além de outros ícones nacionais vinculados ao liberalismo. Constam ainda na programação o empresário Flávio Augusto, fundador da Wise Up; o jornalista Alexandre Garcia; o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco; e outras autoridades. O evento acontece dias 8 e 9 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS.
 
Durante a exposição, Rafael do Prado Colla destacou a orientação dada pelos brasileiros através do resultado eleitoral, evidenciando que “a população clama mudanças na política”, uma vez que “o viés estatista que dominou a política até agora se mostrou ineficiente”. Explicou que “os serviços públicos oferecidos aos indivíduos são de baixa qualidade mas a cobrança da carga tributária é insustentável”. A burocracia sufoca os empreendedores, “os principais agentes de mudanças”, disse ele, enquanto a sociedade dá mostras de cansaço “de pagar muito e receber pouco”.
 
Definir as mudanças
Esse cenário, conforme o jovem empresário, dá sinais de mudança no país, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, evidenciando o patamar alcançado pela Assembleia Legislativa nos seus esforços para reduzir a burocracia, ganhando destaque nacional. Para viabilizar as mudanças, “temos que repensar o papel do poder público e dos cidadãos”, o foco da edição deste ano do Fórum da Liberdade.
 
Prado Colla fez um histórico do fórum, marco no calendário da América Latina e brasileiro, reunindo autoridades políticas, filósofos, economistas e pessoas que buscam através do debate de ideias “a melhor forma de agir para transformar a realidade”. O evento, realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais, é reconhecido pela revista Forbes como o maior fórum de debates da atualidade. Desde o seu início, foram 375 palestrantes, cinco vencedores de prêmio Nobel, oito chefes de estado, intelectuais e incontáveis lideranças políticas e empresariais.
 
Na última edição, foram registrados mais de 6 mil presentes, alunos de mais de 30 escolas, e 48 de ensino superior. “O mundo está se espelhando no Fórum”, afirmou. Por isso a importância do evento deste ano, nos debates dos temas polêmicos e para as mudanças.
 
Como participar da Tribuna Popular
A Tribuna Popular é regulamentada pelo artigo 262-E, do Regimento Interno da Assembleia, e pela Resolução de Mesa 571/2004. As entidades interessadas em fazer uso da tribuna devem encaminhar requerimento à presidência da Casa e fazer registro, na Divisão de Protocolo, Arquivo e Comunicações, do Departamento de Serviços Administrativos, com antecedência de, no mínimo, 72 horas, informando dados que identifiquem a entidade, nome do representante que fará uso da palavra e o assunto a ser tratado. A Tribuna Popular  ocorre sempre na primeira quinta-feira de cada mês. Os requerimentos para ocupar o espaço devem ser aprovados pela Mesa Diretora.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Tribuna Popular

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30