PARLAMENTO
Legislativo abre seleção para estagiários de nível médio e nível superior
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 15:03 - 05/04/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Após aprovados e chamados, estagiários recebem treinamento na AL
Após aprovados e chamados, estagiários recebem treinamento na AL
A Assembleia Legislativa abriu processo seletivo para preenchimento de vagas de estágio não obrigatório para estudantes do Ensino Superior, Educação Profissional, Ensino Médio, Educação Especial e anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade Profissional e Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, são 51 vagas, sendo 21 para o Ensino Superior e 30 vagas para o Ensino Médio, além da formação de cadastro reserva. As inscrições deverão ser feitas até o dia 21 de abril no site do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (www.cieers.org.br), entidade encarregada da seleção.
 
Para participar do processo, o estudante deverá ter 16 anos completos no momento da inscrição. As vagas do Ensino Superior são para quem cursa Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design Gráfico, Direito, História, Letras, Jornalismo e Relações Públicas. Já no Ensino Médio, as vagas destinam-se a estudantes do nível médio regular e do ensino técnico em Informática.
 
As inscrições são gratuitas, e o provimento das vagas será gradativo, observando a ordem de classificação dos aprovados.
 
Pessoas com Deficiência
De acordo com o edital do processo seletivo, 10% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência. O percentual vale para as áreas cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência do estudante. Os candidatos que alegarem esta condição deverão, além da inscrição, entregar no CIEE-RS (Avenida Borges de Medeiros, 328/ 4º andar – Centro – Porto Alegre) até o dia 22 de abril requerimento solicitando a vaga especial, onde conste o tipo de deficiência, atestado por profissional médico com laudo sobre a espécie e o grau com referência expressa ao Código Internacional de Doença (CID). Para obter direito à realização de prova especial ou tempo adicional, o candidato deverá apresentar documento original emitido por especialista de sua área de deficiência atestando tal necessidade.
 
Ainda conforme o edital, os candidatos inscritos na condição de pessoa com deficiência participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere às provas aplicadas, ao conteúdo, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Para fins do edital, não são considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.
 
Provas
Para todas as vagas, o processo seletivo constará de prova de caráter classificatório e eliminatório, com 30 questões objetivas de múltipla escolha, compatível com o nível de escolaridade para qual se inscreveu o candidato. A prova ocorrerá dia 28 de abril, às 9h, em local que será divulgado pelo CIEE/RS dia 24 de abril. Serão considerados aprovados, os alunos que obtiverem média igual ou maior do que 50% do total, desde que não zere nenhuma disciplina (Língua Portuguesa, Matemática e Informática).
 
Remuneração e carga horária
A carga horária dos estagiários poderá ser de quatro ou seis horas, de acordo com a necessidade da Assembleia Legislativa, e a remuneração será proporcional à jornada de trabalho cumprida. O valor da bolsa-auxílio para os estudantes do Ensino Médio é de R$ 3,86 por hora e para os alunos do Ensino Superior é de R$ 5,14. Os estagiários recebem também auxílio-transporte e vale-refeição.

O edital do processo seletivo tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Em seus anexos, o candidato encontra o conteúdo programático da prova, formulário para recursos e requerimento para pessoa com deficiência. O documento pode ser conferido no link http://www.al.rs.gov.br/institucional/Portals/Institucional/Estagios/Editais/Edital%20Assembleia%20Legislativa%2001.2019.pdf

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Escola do Legislativo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30