COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PUBLICOS
Retomada e conclusão de obra na Ponte do Costa é tema de audiência pública
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 12:50 - 16/04/2019 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Celso Bender
Audiência ocorreu no Espaço da Convergência
Audiência ocorreu no Espaço da Convergência

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos promoveu, na noite de segunda-feira (15), audiência pública para discutir a conclusão das obras da nova Ponte do Costa, localizada na RS-702, no município de Piratini. A proposição do debate foi da deputada Luciana Genro (PSOL), que também conduziu a audiência, que teve a participação de parlamentares, representantes do Executivo e Legislativo de Piratini, Daer, Ministério Público de Contas e agricultores do município.  

A construção da nova Ponte do Costa, que substituirá a atual que tem mais de 70 anos, foi autorizada em setembro de 2017. As obras, com custo de R$ 6,3 milhões, estão sendo custeadas com recursos provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A expectativa era que a nova estrutura sobre o rio Piratini, com 159 metros e 1,34 quilômetros de acesso, estaria concluída ainda em 2018, o que não se concretizou. Com mais de 70% da obra concluída, os trabalhos foram paralisados e, conforme o Daer, seriam retomados em 18 de fevereiro desse ano, o que também não ocorreu, deixando a população de Piratini apreensiva quanto à conclusão da ponte, que serve de ligação entre o município e a BR-293.

Segundo o engenheiro do Daer Ricardo Vuaden, que representou o órgão na audiência pública, a paralisação dos trabalhos se deve a um impasse na negociação de valores com a empresa Traçado Construções e Serviços, responsável pela obra, em relação a serviços prestados e que não constavam no contrato assinado com o Estado. Segundo Vuaden, em reunião na tarde de segunda-feira, o Daer apresentou uma proposta à empresa, que terá 48 horas para dar uma resposta oficial. Caso aceite o valor oferecido pelo Estado, as obras devem ser retomadas imediatamente.

No fim da audiência pública, ficou acordado que o deputado Fábio Branco (MDB), presente na audiência, irá manter contato com o secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, para saber da resposta da empresa. Caso não ocorra acerto entre o governo e a empresa, os parlamentares devem se articular para realizar outras ações a fim de pressionar pela conclusão da ponte.

Manifestações
A proponente do debate lamentou a ausência de representantes da empresa Traçado Construções e Serviços na audiência pública. Luciana Genro explicou que a demanda surgiu a partir de solicitação do representante dos pequenos agricultores de Piratini Pedro Stein, que relatou a precariedade da atual ponte para o escoamento da produção, onde há sucessivos acidentes, e a paralisação das obras da nova ponte.

O deputado Fábio Branco (MDB) disse que participou do processo de início da obra, quando era secretário do governo Sartori, ajudando a priorizar a construção da nova ponte. Lembrou que os recursos para a obra são garantidos, já que vêm da Cide, e que é parceiro na luta para que os trabalhos sejam retomados e concluídos. Relatou ainda que o secretário Costella também irá priorizar a obra.

O prefeito de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, destacou a importância da conclusão da nova obra para o desenvolvimento da cidade. "Nos trará uma maior qualidade no escoamento da produção primária e também deve reduzir os acidentes", explicou. Disse que a esperança dos munícipes foi grande quando as obras começaram e, agora que elas estão paradas, há o descrédito em relação à conclusão da ponte.

O representante dos pequenos agricultores de Piratini Pedro Stein disse que já presenciou muitos acidentes na atual ponte, que é de mão única. "Nosso sonho era transportar toda a safra de soja deste ano já na nova ponte, o que não aconteceu", lamentou. Lembrou ainda que, além das dificuldades causadas ao setor agrícola, a atual ponte impede que muitas empresas queiram se instalar na cidade.

O presidente da Câmara de Vereadores de Piratini também ressaltou a importância da conclusão da obra para a comunidade, assim como vereadores José Auri Soares, Carlos Caetano, Sérgio de Castro, Jimmy Carter Porto Gonçalves e Lourenço Silva de Souza, que participaram da audiência.

Também estiveram presentes o deputado Capitão Macedo (PSL); o auditor público externo do Ministério Público de Contas Roberto Zago; o secretário de Desenvolvimento Rural de Piratini, Jovan de Lima; e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piratini Gilnei Carvalho Dutra.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30