HOMENAGEM
Deputado Tenente-Coronel Zucco destaca atuação do Exército Brasileiro
Gilberto Jasper - MTE 4152 | PSL - 16:30 - 16/04/2019 - Foto: Celso Bender

“Vim falar sobre família, princípios e valores; sobre hierarquia e disciplina. E de amor à nação”. A frase abriu o pronunciamento proferido pelo deputado Tenente-Coronel Zucco, proponente do Grande Expediente desta tarde (16/4), alusivo ao aniversário do Exército Brasileiro.

O parlamentar, que durante 27 anos foi militar, fez um relato da trajetória história da instituição, que teve seu nascedouro em 1645, quando a união de várias raças pôs fim à ameaça holandesa sobre o nosso território.

Zucco lembrou que o Exército é uma grande família, presente em todos os rincões do Brasil. “Esta instituição esteve presente em todos os momentos marcantes da nossa história - da demarcação de nossas fronteiras, à independência da colônia, na manutenção da unidade nacional, ao debelar rebeliões provinciais, preservando a integridade do território”, lembrou.

O parlamentar destacou ainda a atuação do Exército na proclamação da República, na 2ª Guerra Mundial e na luta contra o nazismo e o fascismo, através da histórica jornada comandada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). “Nossos nobres soldados também estiveram em Suez, na República Dominicana, Angola, Moçambique, Timor Leste, Haiti e no Líbano em todos os lugares em que a Organização das Nações Unidas (ONU) nos convocou”, acrescentou.

O Tenente-Coronel Zucco citou em seu discurso o trabalho de engenharia militar responsável pela construção de pontes, viadutos, túneis, ferrovias, rodovias, residências, linhas telegráficas, aeroportos e inúmeras outras melhorias de infraestrutura. “Isto proporcionou mais economia, qualidade, agilidade e mais compromisso, marcas registradas das empreitadas do Exército”, enfatizou.

O deputado ainda destacou a missão dos colégios militares, além da atuação destacada do Exército na Amazônia brasileira e em diversos confins do país. No final, Zucco resumiu a função institucional do Exército: “Juntos somos capazes de construir um Brasil mais justo e mais digno, uma sociedade melhor. É por isso e para isso que sempre trabalhamos. Nós vamos para qualquer lugar deste país, a qualquer hora, a qualquer tempo!”.

Prestigiaram a solenidade o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Otomar Vivian; o Comandante do Comando Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Mitto; o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Marcelo Lemos Dornelles; o Subdefensor Público Geral do Estado, Tiago Rodrigo dos Santos; o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Riyuso Ikeda; o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rafael Santos, entre outras autoridades.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30