HOMENAGEM
Deputado Tenente-Coronel Zucco destaca atuação do Exército Brasileiro
Gilberto Jasper - MTE 4152 | PSL - 16:30 - 16/04/2019 - Foto: Celso Bender

“Vim falar sobre família, princípios e valores; sobre hierarquia e disciplina. E de amor à nação”. A frase abriu o pronunciamento proferido pelo deputado Tenente-Coronel Zucco, proponente do Grande Expediente desta tarde (16/4), alusivo ao aniversário do Exército Brasileiro.

O parlamentar, que durante 27 anos foi militar, fez um relato da trajetória história da instituição, que teve seu nascedouro em 1645, quando a união de várias raças pôs fim à ameaça holandesa sobre o nosso território.

Zucco lembrou que o Exército é uma grande família, presente em todos os rincões do Brasil. “Esta instituição esteve presente em todos os momentos marcantes da nossa história - da demarcação de nossas fronteiras, à independência da colônia, na manutenção da unidade nacional, ao debelar rebeliões provinciais, preservando a integridade do território”, lembrou.

O parlamentar destacou ainda a atuação do Exército na proclamação da República, na 2ª Guerra Mundial e na luta contra o nazismo e o fascismo, através da histórica jornada comandada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). “Nossos nobres soldados também estiveram em Suez, na República Dominicana, Angola, Moçambique, Timor Leste, Haiti e no Líbano em todos os lugares em que a Organização das Nações Unidas (ONU) nos convocou”, acrescentou.

O Tenente-Coronel Zucco citou em seu discurso o trabalho de engenharia militar responsável pela construção de pontes, viadutos, túneis, ferrovias, rodovias, residências, linhas telegráficas, aeroportos e inúmeras outras melhorias de infraestrutura. “Isto proporcionou mais economia, qualidade, agilidade e mais compromisso, marcas registradas das empreitadas do Exército”, enfatizou.

O deputado ainda destacou a missão dos colégios militares, além da atuação destacada do Exército na Amazônia brasileira e em diversos confins do país. No final, Zucco resumiu a função institucional do Exército: “Juntos somos capazes de construir um Brasil mais justo e mais digno, uma sociedade melhor. É por isso e para isso que sempre trabalhamos. Nós vamos para qualquer lugar deste país, a qualquer hora, a qualquer tempo!”.

Prestigiaram a solenidade o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Otomar Vivian; o Comandante do Comando Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Mitto; o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Marcelo Lemos Dornelles; o Subdefensor Público Geral do Estado, Tiago Rodrigo dos Santos; o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Riyuso Ikeda; o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rafael Santos, entre outras autoridades.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30