Serviços Públicos
Comissão vai debater plebiscito para privatização de estatais
Andréa Farias - MTE 10967 | PT - 13:22 - 18/04/2019

Na próxima segunda-feira (22), a Comissão de Segurança e Serviços Públicos promove uma audiência pública no Legislativo para debater a realização do plebiscito sobre a venda de estatais. O evento, que ocorre às 18h30, no Teatro Dante Barone, é de iniciativa do presidente da CSSP, deputado Jeferson Fernandes (PT) e do deputado Edegar Pretto (PT).

O encontro ocorre um dia antes da data prevista para a votação em plenário, em 1º turno, da Proposta de Emenda Constitucional – PEC- que retira da Constituição Estadual a obrigatoriedade da realização de plebiscito para autorizar a privatização de estatais, de iniciativa do governador Eduardo Leite. A matéria só não foi votada já nesta semana, como era a intenção da ala governista, porque Jeferson utilizou os prazos regimentais do Legislativo, durante a tramitação da PEC na Comissão de Serviços Públicos, para garantir a realização da audiência antes da votação. “Cumprimos à risca o Regimento Interno da Alergs. E este regramento nos garantiu prazo necessário para manter mais um canal de diálogo da população com o parlamento sobre o caso das privatizações”, explicou o presidente, referindo-se ao debate na CSSP.

O objetivo da audiência é reunir representantes das diversas categorias que compõem as empresas ameaçadas de privatização, especialmente da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE; da Companhia Riograndense de Mineração, a CRM e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, a Sulgas. Além de servidores da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Banrisul, entre demais empresas públicas que podem ser vendidas após a não obrigatoriedade do plebiscito. “Queremos trazer estes trabalhadores e trabalhadoras para falar, mostrar em dados as suas verdades sobre a importância e a situação real destas empresas, eliminando as tantas versões que os governos Sartori e Leite tem propagado, muitas das quais, inverídicas. Além disso, os deputados da base precisam ouvir de fato a população. A voz das ruas não pode ser calada”, disse o petista.

A audiência será aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30