Serviços Públicos
Comissão vai debater plebiscito para privatização de estatais
Andréa Farias - MTE 10967 | PT - 13:22 - 18/04/2019

Na próxima segunda-feira (22), a Comissão de Segurança e Serviços Públicos promove uma audiência pública no Legislativo para debater a realização do plebiscito sobre a venda de estatais. O evento, que ocorre às 18h30, no Teatro Dante Barone, é de iniciativa do presidente da CSSP, deputado Jeferson Fernandes (PT) e do deputado Edegar Pretto (PT).

O encontro ocorre um dia antes da data prevista para a votação em plenário, em 1º turno, da Proposta de Emenda Constitucional – PEC- que retira da Constituição Estadual a obrigatoriedade da realização de plebiscito para autorizar a privatização de estatais, de iniciativa do governador Eduardo Leite. A matéria só não foi votada já nesta semana, como era a intenção da ala governista, porque Jeferson utilizou os prazos regimentais do Legislativo, durante a tramitação da PEC na Comissão de Serviços Públicos, para garantir a realização da audiência antes da votação. “Cumprimos à risca o Regimento Interno da Alergs. E este regramento nos garantiu prazo necessário para manter mais um canal de diálogo da população com o parlamento sobre o caso das privatizações”, explicou o presidente, referindo-se ao debate na CSSP.

O objetivo da audiência é reunir representantes das diversas categorias que compõem as empresas ameaçadas de privatização, especialmente da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE; da Companhia Riograndense de Mineração, a CRM e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, a Sulgas. Além de servidores da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Banrisul, entre demais empresas públicas que podem ser vendidas após a não obrigatoriedade do plebiscito. “Queremos trazer estes trabalhadores e trabalhadoras para falar, mostrar em dados as suas verdades sobre a importância e a situação real destas empresas, eliminando as tantas versões que os governos Sartori e Leite tem propagado, muitas das quais, inverídicas. Além disso, os deputados da base precisam ouvir de fato a população. A voz das ruas não pode ser calada”, disse o petista.

A audiência será aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30