PARLAMENTO
Assembleia Legislativa instala a Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia Gaúcha
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 16:49 - 22/04/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Celso Bender
Franciane Bayer destacou a importância da prevenção
Franciane Bayer destacou a importância da prevenção
Em solenidade, na tarde desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia Gaúcha, sob a presidência da deputada Franciane Bayer (PSB). A parlamentar explicou que, ao candidatar-se a uma vaga no Parlamento, logo concluiu que sua maior e mais importante missão seria a de defesa da vida e que a frente parlamentar representava mais um passo nessa caminhada, dando continuidade a trabalho iniciado por sua irmã, Liziane Bayer (PSB/RS), hoje deputada federal.  

“Atravessamos um momento em que a saúde pública como um todo passa por inúmeras dificuldades”, refletiu a deputada. “Na área da nefrologia, vivenciamos há tempos a diminuição das clínicas para tratamento das doenças renais, enquanto, por outro lado, aumenta o número de pacientes”, continuou. “Assim, somos provocados a não ficar parados, a contribuir para atenuar o sofrimento dos pacientes e diminuir a incidências destas doenças”.

Conforme Franciane, a prevenção é o mais eficaz de todos os medicamentos. “É barato e não causa sofrimento, porém seus efeitos são a logo prazo”, disse, acrescentando ser necessário conscientizar a população, a começar pelas crianças nos bancos escolares.

Informou que na próxima segunda-feira (29), estará com o Curso de Enfermagem da UniRitter e o SESC na entrada da Assembleia Legislativa, em ação para verificar a pressão arterial e a glicemia de deputados, servidores e visitantes em geral e para distribuir material informativo sobre cuidados com a saúde renal.

Presenças
Representando a Prefeitura de Porto Alegre, a enfermeira Tatiana Breyer, da Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, apontou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes de hemodiálise, especialmente relativas a deslocamento e transporte. O médico João Carlos Biernat, representando a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, acrescentou a essas dificuldades o acesso a cirurgião vascular, bem como a nefrologista e endocrinologista, capacitados a identificar a doença em seu estágio inicial. Já o presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Dirceu Silva, manifestou preocupação com a sustentabilidade do sistema de diálise.

Como paciente transplantado, Daner Trindade, cunhado da deputada Franciane Bayer, contou sua experiência pessoal ao descobrir a doença renal e discorreu sobre a importância da prevenção.

Cuidados
Conforme material de divulgação da Frente Parlamentar, entre as recomendações para a saúde renal estão: manter hábitos alimentares saudáveis, evitando excesso de sal, beber de seis a oito copos de água por dia, não tomar medicamentos sem orientação médica, praticar atividade física regularmente, não fumar, controlar o peso, a pressão arterial e, se for diabético ou tiver histórico familiar da doença, a glicemia.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Frente Parl em Defesa da Nefrologia. Dep Franciane Bayer

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30