SESSÃO PLENÁRIA
Plenário aprova instituição das Rotas Campos de Cima da Serra e Caminhos do Mercosul
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 17:05 - 30/04/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Celso Bender
Deputado Tiago Simon foi o proponente de uma das rotas turísticas
Deputado Tiago Simon foi o proponente de uma das rotas turísticas

Os parlamentares aprovaram por unanimidade, na sessão plenária desta terça-feira (30), a instituição de duas rotas turísticas no Estado do Rio Grande do Sul: a Rota Turística Campos de Cima da Serra e a Rota Caminhos do Mercosul. As matérias foram propostas, respectivamente, pelos deputados Tiago Simon (MDB) e Gerson Burmann (PDT).

Campos de Cima da Serra
O primeiro projeto votado e aprovado foi o PL 62 2019, do deputado Tiago Simon (MDB), que institui a Rota Turística "Campos de Cima da Serra" no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências, que recebeu 40 votos favoráveis. Pela proposição, a rota será composta pelos municípios de Vacaria, Ipê, Pinhal da Serra, Muitos Capões, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Campestre da Serra, Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula. A matéria ainda recebeu duas emendas, uma do deputado Dalciso Oliveira (PSB) e outra do deputado Carlos Búrigo (MDB), que foram igualmente aprovadas por unanimidade. 

O proponente do projeto foi à tribuna justificar a iniciativa. Segundo Tiago Simon, o objetivo do projeto é propiciar o fortalecimento de toda a cadeia produtiva daquela região. Ele destacou que a indústria do Turismo, no país, cresceu 6% em 2017, representa 8% do PIB e gera quase sete milhões de empregos. Citando alguns dos atrativos turísticos dos municípios da região, como os cânions e o Rodeio Internacional de Vacaria, o parlamentar ainda destacou que a criação da rota viabilizará a captação de recursos junto ao Ministério de Turismo.

Autor de uma das emendas aprovadas, Dalciso Oliveira parabenizou Tiago Simon pela iniciativa, dizendo não ter dúvidas de que a proposta vai ajudar no desenvolvimento daquela região. Também aproveitou para explicar as modificações propostas na emenda, como a inclusão dos municípios de Jaquirana e São Francisco de Paula, embora já estejam incluídos na Rota Turística Caminhos da Neve. 

Caminhos do Mercosul
O outro projeto aprovado também recebeu 40 votos favoráveis. É o PL 66 2019, do deputado Gerson Burmann (PDT), institui a Rota Caminhos do Mercosul no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Duas emendas apresentadas ao projeto, uma da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e outra do autor do projeto junto com o deputado Eduardo Loureiro (PDT), ambas tratando de correções formais no texto do projeto, também receberam aprovação unânime.

Pela proposta aprovada, a Rota Caminhos do Mercosul será composta pelos municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana, como um roteiro turístico, histórico, cultural, religioso, gastronômico e ambiental.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Plenario

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
CONSCIÊNCIA NEGRA
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
COMISSÕES DE ECONOMIA E DE FINANÇAS
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30