SESSÃO PLENÁRIA
Pronunciamentos na tribuna nesta quarta-feira
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 16:02 - 15/05/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Issur Koch foi um dos parlamentares a utilizar a tribuna
Issur Koch foi um dos parlamentares a utilizar a tribuna
Confira o resumo dos pronunciamentos dos deputados e das deputadas durante o período das Comunicações da sessão plenária do Parlamento gaúcho, desta quarta-feira (15). A íntegra das manifestações pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões. 

Luciana Genro (PSOL) falou sobre as manifestações contra corte de recursos das universidades que ocorrem hoje (15) em todo o País. “Enquanto, desde cedo, alunos, professores, servidores e pais estão nas ruas para defender as universidades e a educação, o presidente Bolsonaro chama os estudantes de idiotas úteis. Isso, depois do ministro da Educação tentar justificar os cortes dizendo que há balbúrdia nas universidades. Infelizmente, este é o pensamento dos responsáveis pela educação no Brasil”, criticou. O cenário do setor, segundo a parlamentar, é marcado pelo total desmantelamento e pela sistemática perseguição político-ideológica de alunos e professores. “Idiota e inútil é o presidente. Útil apenas para os amigos, financiadores e ideólogos que querem destruir e lucrar com a educação”, disparou a deputada, que defendeu a imediata demissão do ministro Abraham Weintraub.

Em resposta a Luciana Genro, Rodrigo Lorenzoni (DEM) disse que as críticas da parlamentar do PSOL atestam que o presidente Jair Bolsonaro está no caminho certo. “De fato, ele é inútil para a esquerda, o socialismo e o comunismo. Foi isso que a sociedade pediu quando o elegeu”, finalizou.

Issur Koch (PP) repercutiu a audiência pública, promovida ontem (14) pela Comissão de Educação, para tratar da situação das escolas do campo. Na avaliação do progressista, estes estabelecimentos são fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar, responsável por 70% do alimento que chega à mesa da população, e para a sucessão no meio rural. Ele citou estudo que demonstra que, atualmente, um terço das propriedades rurais no Rio Grande do Sul não tem sucessão. “Isso está diretamente relacionado à oferta de ensino, pois a falta de oportunidades nesta área é um dos principais fatores que estimulam o êxodo rural”, apontou. O parlamentar anunciou que a Comissão deverá ativar um grupo de trabalho sobre o tema, que levará ao governo do Estado as demandas das escolas do campo, especialmente, melhorias em sua infraestrutura.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
CONSCIÊNCIA NEGRA
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30