MANDATO
Seminário mostra que não há relação entre consumo de bebidas alcoólicas e violência nos estádios
Eduardo Jenisch Barbosa - MTE 16.065 | PSD - 17:08 - 15/05/2019 - Foto: Celso Bender

A Assembleia Legislativa recebeu ontem à noite (14), o primeiro seminário sobre o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios do Rio Grande do Sul. O evento foi organizado pela Subcomissão Parlamentar que trata do assunto e mostrou dados que comprovam que não há relação entre o consumo de bebidas e a violência nos estádios.

Para debater o tema foram convidados Pedro Trengrouse, advogado especialista em legislação esportiva, Diogo Olivier, comentarista da RBS TV, o médico Flávio Pechansk e Mauro Cezar Pereira, comentarista da ESPN Brasil, trazido para agregar ao encontro pelo deputado Gaúcho da Geral (PSD), um dos defensores da liberação de bebidas nos estádios. “Na Inglaterra as bebidas seguem sendo vendidas nos estádios e a violência foi diminuída com a organização da segurança e a punição rigorosa aos infratores. Em Pernambuco, a venda de bebidas ficou proibida entre 2009 e 2016 e não existiu nenhuma diferença nos índices de violência”, argumentou Mauro Cezar no seu discurso.

O advogado Trengouse também defendeu a liberação por não haver legislação federal e base científica para a proibição. “Uma das maiores tragédias nos últimos anos nos estádios foi no Egito, quando morreram muitos torcedores em uma briga generalizada e não havia bebida alcoólica. Não existe nenhum estudo que comprove a relação entre a bebida alcoólica e a violência no futebol. Em Minas Gerais, pelo contrário, depois da proibição, os incidentes aumentaram em 15%”, justificou Trengouse.

A Subcomissão que cuida do assunto irá organizar outros seminários para debater a pauta e como resultado desses encontros produzirá um relatório aprofundado sobre o tema.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Subcomissão sobre consumo de álcool nos estádios

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30