55ª LEGISLATURA
Instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Plural e Contra a Doutrinação
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 10:46 - 21/05/2019 - Foto: Celso Bender
Atividade ocorreu no Espaço da Convergência
Atividade ocorreu no Espaço da Convergência
Na noite desta segunda-feira (20), foi instalada, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Plural e Contra a Doutrinação, uma iniciativa do deputado Eric Lins (DEM). O ato de instalação foi realizado no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto e, na sequência, ocorreu o 1º Seminário Estadual da Escola Sem Partido no RS.
 
O proponente da Frente Parlamentar explicou que o objetivo é debater e combater a doutrinação político-partidária e religiosa nas escolas. "O que queremos é que os alunos tenham seus direitos respeitados e que não sejam levados nem para a direita, nem para a esquerda, mas que eles tenham a oportunidade de crescer como ser humano e se desenvolver de forma completa", defendeu. Para o deputado, que foi autor de projeto que instituiu as diretrizes do programa Escola Sem Partido no sistema de ensino municipal de Uruguaiana quando foi vereador, os estudantes têm direito de aprender, de não serem coagidos, de terem respeitadas as suas crenças e os valores adquiridos em suas famílias. "É para isso que a gente está aqui, para discutir para que eles voltem a criar a consciência de seu direito de aprender", acrescentou Eric Lins.
 
A deputada federal Bia Kicis (PSL/DF), autora do projeto Escola Sem Partido no Congresso Nacional, parabenizou a iniciativa de Eric Lins. "É muito importante a gente combater esse grande mal que é o amordaçar das nossa próprias consciências, dos nossos pensamentos", ressaltou. 
 
O fundador nacional do movimento Escola Sem Partido, Miguel Nagib, explicou que o objetivo é  defender a liberdade de pensamento e o pluralismo de ideias, lutando contra o uso da máquina do Estado em benefício de determinados partidos políticos, o que vem sendo feito há mais de 30 anos no país em escolas e universidades, segundo ele. Além dos partidos de esquerda, Nagib citou a imprensa, a universidade e o Ministério Público como adversários do movimento.
 
Também estiveram presentes os deputados Capitão Macedo (PSL), Rodrigo Lorenzoni (DEM), Tiago Simon (MDB), Tenente-Coronel Zucco (PSL) e Fábio Ostermann (NOVO), além de vereadores de Porto Alegre, representantes da Procuradoria-Geral do Estado e de deputados estaduais e federais.  
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Frente Parl em Defesa da Escola Plural e Contra a Doutrinação

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30