DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
Comissão aprova três audiências e ouve esclarecimentos sobre o novo sistema de placas veiculares
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 15:09 - 22/05/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
A Comissão Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa, reunida no final da manhã desta quarta-feira (22), aprovou a realização de três audiências públicas e ouviu esclarecimentos do diretor técnico do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/RS), Fábio Pinheiro dos Santos, a respeito do novo sistema de placas de identificação de veicular.
 
O primeiro requerimento de audiência pública aprovado vai discutir o impacto dos impostos na composição do preço dos combustíveis e o valor de pauta para o ICMS da gasolina adotado pelo Rio Grande do Sul. O evento é uma iniciativa é do deputado Issur Koch (PP) e está agendado para o dia 12 de junho, às 11 horas, nas dependências do Parlamento gaúcho.
 
Outras duas audiências foram aprovadas pelo colegiado para tratar dos problemas na infraestrutura e logística das estradas da Serra Gaúcha. Os encontros acontecerão nos municípios de Gramado e Vacaria. Conforme a autora do requerimento, deputada Fran Somensi (PRB), a audiência tem como objetivo buscar uma solução definitiva acerca das condições precárias que envolvem as rodovias da região.
 
Assuntos Gerais
No período dos Assuntos Gerais da reunião, os parlamentares questionaram Fábio Pinheiro dos Santos a respeito da adoção do novo sistema de placas automotivas no Rio Grande do Sul. Os questionamentos ao diretor do Detran, realizados pelo presidente da Comissão, deputado Elton Weber (PSB) e pelos deputados Sebastião Melo (MDB), Fábio Branco (MDB), Valdeci Oliveira (PT) e Issur Koch (PP) trataram da vigência e abrangência da resolução de implantação das novas placas e o preço do novo emplacamento para os proprietários de veículos automotores.
 
Conforme o diretor técnico do Detran ainda está em vigência a Resolução 770/2019 do Contran que prevê até 30 de junho a implementação, em todos os estados da Federação, da placa de identificação veicular para os veículos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Ele aventou, entretanto, a possibilidade de alteração da norma, valendo a necessidade de troca da placa apenas para carros novos, em primeiro emplacamento ou em caso de avaria da placa.
 
Presenças
Participaram da reunião os deputados Elton Weber (PSB), presidente, Fran Somensi (PRB), Valdeci Oliveira (PT), Issur Koch (PP), Dirceu Franciscon (PTB), Fábio Branco (MDB), Sebastião Melo (MDB), Vilmar Lourenço (PSL) e Giuseppe Riesgo (NOVO).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Defesa do Consumidor

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30