ALTO JACUÍ
Vereadores de Ibirubá buscam apoio para garantir obras nas escolas
Karine Bertani - MTE 9427 | Republicanos - 16:39 - 23/05/2019 - Foto: Sâmella Moreira
Sergio Peres levará pleito ao Executivo Estadual, que anunciou corte do repasse de recursos
Sergio Peres levará pleito ao Executivo Estadual, que anunciou corte do repasse de recursos
O risco de interrupção das obras de reforma em escolas de Ibirubá levou o presidente da Câmara, Dacio Azevedo Moraes (PT), e o vereador Vagner Oliveira (PRB) a Porto Alegre na última quarta-feira (22) para solicitar ao deputado Sergio Peres (PRB) providências para garantir a conclusão de melhorias aguardadas pela comunidade escolar.

Os vereadores apresentaram a atual situação de cinco escolas da rede pública no município, em especial, da Escola de Educação Básica General Osório e da Escola de Ensino Fundamental Edison Quintana, que estão no alvo do corte de verbas do Governo do Estado.
 
O risco à segurança de alunos, funcionários e professores é a principal preocupação na Escola General Osório, que destaca a necessidade de reforma da rede elétrica desde 2015, ano em que a instituição também requisitou recursos para a construção de uma cozinha e refeitório. “Além de expor pessoas ao perigo, a interrupção das obras contradiz a justificativa de sanar as contas do Estado, pois trará prejuízo aos cofres públicos em função do que já foi investido”, alertou Dacio.
 
A Escola de Ensino Fundamental Edison Quintana aguarda melhorias na rede elétrica, troca da caixa de entrada de energia, além de reforma de cercamento e construção de muro. Os processos estão em trâmite desde 2017. “Entendemos a necessidade de enxugamento de gastos por parte do Governo do Estado, mas a Educação de crianças e jovens não pode ser o primeiro item a ser sacrificado para equilibrar as finanças públicas”, defendeu o vereador Vagner.
 
Durante a reunião o deputado Sergio Peres solicitou audiência com a Secretaria de Educação para revisão da decisão do Poder Executivo Estadual. “A Educação é um clamor da sociedade e deveria ser, sempre, prioridade dos agentes públicos. Essa responsabilidade se faz ainda mais urgente quando as condições de ensino, além de precárias, colocam em risco professores e alunos”, avaliou Peres.
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