ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Situação das barragens gaúchas será discutida em Erechim
Antonio Grzybowski - MTE 13.273 | PR - 10:06 - 24/05/2019 - Foto: Irineu Fontela

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realiza audiência pública nesta sexta-feira (24), às 14h, na Câmara de Vereadores de Erechim. O evento de caráter técnico foi proposto pelo deputado Paparico Bacchi (PR) e integra o cronograma de ações da Subcomissão das Barragens, criada com o objetivo diagnosticar problemas e encaminhar soluções na área de segurança das represas gaúchas.

O evento deverá reunir deputados, prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de órgãos governamentais e empresas que exploram os recursos hídricos, bem como de entidades ligadas ao movimento da população ribeirinhas atingidas pelas barragens, além de autoridades estaduais e nacionais.

O deputado Paparico Bacchi (PR) é o proponente e relator da subcomissão. Os deputados Franciane Bayer (PSB), Edegar Pretto (PT), Silvana Covatti (PP) e Vilmar Lourenço (PSL), também integram o grupo parlamentar.

O deputado Paparico Bacchi, destaca que nesta primeira audiência pública, serão debatidos aspectos ligados à segurança das barragens, principalmente as da região Norte, como as barragens de Machadinho, Itá, Entre Rios do Sul, Pinhal da Serra e Celso Ramos (SC).

No dia 3 de junho, em Porto Alegre, será realizado mais uma audiência, inclusive com a presença de autoridades vinculadas aos órgãos fiscalizadores, para oportunizar a participação de todos no Estado nesse debate que depois da tragédia de Brumadinho se tornou preocupação nacional.

No roteiro de ações da Subcomissão das Barragem, também estão previstas visitas técnicas. O trabalho parlamentar que iniciou em março, tem 120 dias para conclusão, com apresentação de um relatório, que será apreciado pelos membros Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento Gaúcho.

Entre as presenças confirmadas estão:

Deputado Paparico Bacchi – Proponente da audiência pública;

Juliano Zuanazzi - Prefeito de Marcelino Ramos e presidente da Amau;

Prefeita Adriana Kátia Tozzo - Itatiba do Sul;

Alderi Oldra – Presidente da Câmara de Vereadores de Erechim;

Adriano Luís de Araujo - Promotor de Justiça da Comarca de São Valentim;

Joarez Sandri – Presidente Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim;

Fernando Fernandes - Coordenador Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB);

Claudio Silveira - Secretário Municipal do Meio Ambiente;

Nilton Cipriano Dutra de Souza - Diretor Regional do Sindicatos Engenheiros do RS;

Padre Maicon Malacarne – Coordenador Diocesano de Pastoral;

Integrantes de populações ribeirinhas de diversos municípios também confirmaram presença na audiência pública que inicia às 13h30 com o credenciamento. Às 14h iniciam os trabalhos que tem duração prevista de 2h30.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30