Brasil/China
Jeferson, Capoani e o secretário Irigaray vão traçar estratégia para garantir apoio a negócios
Andréa Farias - MTE 10967 | PT - 16:48 - 04/06/2019
O presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, deputado Jeferson Fernandes (PT) e o deputado  Gilberto Capoani (PMDB) vão se reunir com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Ruy Irigaray, para fazer um relato do roteiro que fizeram por seis cidades chinesas, entre os dias 21 e 1º de junho. O anúncio foi feito durante o período de Comunicação de Lideranças da sessão plenária da tarde desta terça-feira (04/06), na Assembleia Legislativa.
 
O encontro, que tem como objetivo o detalhamento ao representante do governo do Estado das oportunidades de negócios e de parcerias com cidades e com o próprio governo chinês apresentadas em conferências nas quais os parlamentares representaram a Frente gaúcha e o Brasil, deve ocorrer na tarde da próxima segunda-feira (10), às 16h. Segundo Jeferson, há grande interesse dos chineses em conhecer mais o RS e em importar alimentos, especialmente os produtos de agroindústrias gaúchas. No entanto, a concretização de negócios com o Estado neste sentido depende da formalização de um compromisso do governo gaúcho. “Os chineses valorizam muito o fator político embasando as negociações comerciais e empresariais. Eles entendem que os governos devem estar ao lado do empreendedorismo. Por isso, aguardam uma manifestação do governador Eduardo Leite que corrobore com esta intenção”, explicou o presidente da Frente Parlamentar.
 
Ele vai sugerir ao secretário e ao governador a proposição de uma política voltada ao fortalecimento das relações entre o RS e a China. O petista contou que, durante a missão na China, um hospital de Xangai demonstrou interesse em estreitar relações com instituições de saúde do RS, e que a principal universidade da cidade de Tongxiang também manifestou o desejo de cooperar com universidades do estado. “Tínhamos na nossa comitiva o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, que já iniciou as tratativas para concretizar a parceria”, acrescentou o deputado.
 
Jeferson lembrou que, em nome do prefeito de Santiago, Thiago Gorski (PP), assinou um acordo com governo de Tongxiang, tornando as cidades co-irmãs e garantindo um investimento de U$ 50 milhões para empreendedores do município gaúcho. “Queremos que acordos e negociações como essa ocorram com o aval do estado”, reiterou o presidente da Frente Parlamentar, que concluiu: "após levarmos um pouco mais do nosso Rio Grande ao conhecimento dos chineses, nosso trabalho agora é garantir que a missão que fizemos reverta em investimentos e cooperação entre os dois países”.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30