SESSÃO ESPECIAL
MP presta contas à Assembleia Legislativa
Claiton Stumpf (MTB 9747) | PT - 17:02 - 05/06/2019 - Foto: Celso Bender

A bancada do PT participou, na tarde desta quarta-feira (5), da sessão especial pública da Assembleia Legislativa, na qual o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, apresentou a prestação de contas referente às atividades do Ministério Público Estadual (MPE) de 2018. Em nome de toda a bancada o deputado Jeferson Fernandes e a deputada Sofia Cavedon, que têm desenvolvido trabalhos em parceria com o órgão, comentaram sobre a importância da Instituição.

A deputada Sofia Cavedon afirmou que aprendeu a admirar o trabalho do MPE para a garantia dos direitos, da legislação , da transparência, do uso correto dos recursos públicos e principalmente para a sociedade superara sensação de impotência. Como presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, Sofia tem buscado construir uma interlocução com o órgão. “Tenho certeza que isso fará com que possamos olhar e atuar mais conjuntamente. A ação do MP junto à educação infantil tem salvado vidas das nossas crianças e tirado adolescentes das ruas.”

De acordo com o deputado Jeferson, o procurador-geral Fabiano Dalazen não tem poupado esforços para fazer as empresas de telefonia cumprirem com suas obrigações legais. Lembrou também da parceria na implantação do método Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), para amenizar o caos prisional no Estado. “Não tem faltado atuação do MPE ao lado da Assembleia Legislativa. Queremos que o Rio Grande do Sul cada vez mais se desenvolva, por isso quero reforçar a ideia de buscarmos alternativas como o método APAC e por isso tenho convidado os colegas para visitar. Hoje sabemos que vários municípios do estado tem adotado este método com o apoio do MPE”, disse.

O Procurador-geral, Fabiano Dalazen, detalhou a atuação da instituição em questões sociais de alta relevância na área ambiental, defesa do consumidor, infância e juventude e promotoria do torcedor. Conforme Dalazen, o acesso e a qualificação dos serviços prestados em saúde representam uma das principais demandas da sociedade e estão, portanto, entre as prioridades do MPE. Na área da educação, salientou, as Promotorias Regionais da Educação têm atuado no fomento à criação de vagas na educação infantil. “A atuação das Promotorias Regionais da Educação contribuiu para a redução de 117 para 15 municípios sem creche no estado. Além de atuar no combate à infrequência e evasão escolar e adoção de um projeto de pacificação nas escolas”, enumerou.

Outra importante frente de atuação do MPE é o Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Organizações Criminosas. No último ano, a Promotoria de Justiça Especializada realizou 29 operações, com 517 pessoas investigadas, 128 prisões decretadas, 323 denunciados e 17 condenados. “Foram apreendidos bens e valores e bloqueadas contas bancárias num montante de R$ 127.367.218,00 milhões pertencentes às organizações criminosas foram indisponibilizados”. Os resultados da atuação do MPE nas áreas de crime em geral, júri, JECRIM, execução penal, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Meio Ambiente e Ordem Urbanística, Patrimônio Público, Consumidor, Família e Sucessões, Fazenda Pública, Registros Públicos) também foram destacados. O MPE tem 693 membros (promotores e procuradores de Justiça) e 2.320 servidores, atuando em 164 Comarcas em todo o RS. Neste último ano, atuou em cerca de 2 milhões de processos judiciais, 930 mil procedimentos policiais e 26 mil expedientes investigatórios.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão especial pública

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30