FRENTE PARLAMENTAR
Frente Parlamentar do Turismo inova em formato com coordenação regional
Daniela Miranda - MTE 8870 | PSB - 12:08 - 10/06/2019 - Foto: Vanderlei Scherer
Na tarde de sexta-feira (7), a Câmara de Vereadores de Gramado foi palco para o lançamento da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo gaúcho, presidida pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB). A atividade contou com a presença de três vice-presidentes regionais da Frente Parlamentar, que inova com um formato compartillhado de coordenação regional. Os deputados estaduais Carlos Búrigo MDB), Adolfo Brito (PP) e Sebastião Melo (MDB) são vices regionais já confirmados. O presidente da Frente defendeu a importância da regionalização como forma de fortalecer e incrementar o setor. “São 27 regionais que precisam de um olhar mais atento. As condições climáticas, étnicas, gastronômicas e culturais conferem ao turismo gaúcho um grande potencial como alavanca para desenvolver nossa economia”, justificou Dalciso.
 
O parlamentar apresentou a proposta de trabalho da Frente onde estão previstos encontros regionais, a realização de uma audiência pública e ainda um grande Encontro Estadual para debater o tema do Turismo gaúcho. Um dos pontos a serem discutidos é a elaboração de uma lei de incentivo ao turismo. “O turismo no Brasil cresceu bastante nos últimos 10 anos, embora ainda represente menos para a economia do que a média mundial. O Rio Grande do Sul, onde quase a totalidade dos municípios têm potencial turístico, hoje só representa 2,6% do valor adicionado bruto da economia gaúcha. Precisamos mudar esta realidade buscando investimentos para o setor”, enfatizou.
 
 O prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, explicou que o turismo não consegue se desenvolver somente com a iniciativa privada. “O empresário não tem o mesmo comprometimento com o município, com o nosso Estado, com a nossa terra. Muitos são os fracassos no turismo quando o poder público está de fora”.
 
Ele defendeu a sustentabilidade do Turismo como forma de controlar o desenvolvimento que advém dele. O deputado Adolfo Brito (PP) reiterou a necessidade de apoio ao setor. “Nosso potencial turístico precisa de incentivos, de investidores. Nossa região - Vale do Rio Pardo- está adormecida.”
 
Já o deputado Carlos Búrigo (MDB), destacou o papel fundamental do poder público no setor. “O maior problema é a falta de planejamento. Isso gera dificuldades para a iniciativa privada poder investir”, enfatizou sublinhando a importância do empreendedorismo e da qualificação profissional para a área do turismo.
 
O deputado Sebastião Melo (MDB), falou sobre a importância da infraestrutura para o desenvolvimento do turismo. “Há um conjunto de ações que precisam ser debatidas. É preciso trabalhar politicamente”.
 
O diretor de Turismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Turismo, Marcelo Borella, enalteceu a iniciativa e garantiu que a secretaria está trabalhando muito para investir no Turismo do RS. “Vamos mostrar o Estado pujante que nós temos”. Falou das potencialidades e defendeu a desburocratização.
 
Também prestigiaram a atividade diversas lideranças da Região, como o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Rafael Ronsoni, e o vice-prefeito Evandro Moschem, além de vereadores dos municípios de Igrejinha, Canela, Gramado, Pinhal da Serra e Três Coroas, bem como o secretário de Turismo de Canela, Angelo Sanches.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30