COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
Em reunião da Comissão de Economia, governo do Estado apresenta plano de desenvolvimento
Luiz Otávio Prates - MTE 16050 | MDB - 15:30 - 12/06/2019 - Foto: Divulgação

Presidida pelo deputado Tiago Simon, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa trouxe, na reunião ordinária desta quarta-feira (12), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, para apresentar os planos e as metas do governo do Estado para a área. O encontro contou com a presença dos deputados que compõe o colegiado e da equipe da secretaria.

Os planos de desenvolvimento e do turismo, apresentados por Irigaray, estão ancorados em três programas: InvestRS; RS Competitivo; e RS Turismo. De acordo com o secretário, os eixos norteiam as políticas de retenção e atração de negócios, de fomento ao crédito por meio das instituições vinculadas e aos incentivos fiscais, e do turismo. “O Estado está fazendo a sua parte para manter os investimentos”, sintetizou Irigaray. O secretário ainda destacou a intenção de recriar a agência de desenvolvimento estadual. “Estamos pensando em recriar a agência de desenvolvimento para potencializar a prospecção de novos negócios. O Rio Grande do Sul é parceiro daqueles que aqui querem investir e, evidentemente, daqueles que aqui estão”, comentou.

O presidente da comissão, deputado Tiago Simon, lembrou a importância da simplificação dos processos para a atração e retenção de investimentos para o Estado. “Há uma demanda muito forte, que é o peso da carga tributária no Rio Grande do Sul, principalmente em competição com Santa Catarina. A burocracia em nosso Estado é uma questão que deve ser enfrentada de frente”, salientou.

Irigaray destacou, ainda, a importância do turismo como instrumento de desenvolvimento socioeconômico. “A maior indústria do mundo é a do turismo. Hoje, temos um setor turístico capitalizado em nosso Estado, que deve ser incentivado”, destacou. Outra medida apontada pelo secretário diz respeito ao setor internacional da pasta. “Estamos reunindo uma equipe qualificada de servidores que conhece o mercado internacional para fazer prospecção de possíveis investidores no país e trazê-los para o Estado”, frisou.

Simon, por fim, destacou o apoio da Assembleia Legislativa à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Estamos vivendo um novo momento e vejo que temos aqui uma grande oportunidade para construir uma agenda de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul.
O senhor tem nesta comissão, nestes deputados, neste Parlamento, um ponto de apoio”, concluiu.

Participaram do encontro os deputados Carlos Búrigo (MDB), vice-presidente da comissão; Eduardo Loureiro (PDT); Adolfo Brito (PP); Pedro Pereira (PSDB); Dalciso Oliveira (PSB); Eric Lins (DEM); Rodrigo Lorenzoni (DEM); Fábio Ostermann (NOVO); e Vilmar Lourenço (PSL).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30