MANDATO
Reforma do Código de Ética é retomada na Assembleia
Gabriela Brands - MTE 15590 | PP - 16:51 - 13/06/2019 - Foto: Luiz Morem

Proposta pelo deputado Sérgio Turra (Progressistas) na última legislatura, a reforma do Código de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa vai ser retomada. Nesta quinta-feira (13), a Comissão de Ética aprovou a formação de nova subcomissão para analisar o projeto de resolução apresentado por Turra em 2018.

Turra explicou que os atrasos na cassação dos ex-deputados Basegio e Mario Jardel, ocorridos na legislatura passada, deixaram claro a necessidade de atualização do Código de Ética. “Em ambos os processos, nos deparamos com deficiências processuais que postergaram o andamento dos trabalhos”, disse.

O parlamentar lembrou que no caso da cassação de Jardel, um atestado médico e uma decisão judicial suspenderam o processo durante seis meses. “Nesse período ele permaneceu recebendo salários, com o gabinete aberto e instituição sendo desgastada perante à sociedade”, afirmou.

A atualização apresentada pelo parlamentar foi arquivada devido ao fim da legislatura. Agora, Turra pediu o desarquivamento do texto. “A ideia é rever a redação e dar a oportunidade para que os novos deputados possam contribuir para a modernização do texto”, justificou.

Turra, o presidente da Comissão de Ética, Fernando Marroni (PT), o corregedor da Assembleia, Fábio Branco (MDB), e Fábio Ostermann (NOVO) são os parlamentares que farão parte da nova subcomissão para Reforma do Código de Ética.   

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Ética Parlamentar

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30