AUDIÊNCIA PÚBLICA
Deputada Franciane reafirma posição contrária a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios
Raquel Quevedo - MTE 18275 | PSB - 16:46 - 14/06/2019 - Foto: Divulgação
O consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de futebol segue em discussão pelos parlamentares gaúchos. Nessa quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) participou de uma audiência pública para debater o assunto, promovida pela Subcomissão Mista que trata do tema na Assembleia Legislativa.
 
A parlamentar, que foi uma das principais articuladoras para que a liberação das bebidas nos estádios fosse vetada, falou da importância dos debates para que se possa encontrar uma solução que contemple os clubes e a sociedade. “Sou favorável a encontrar um caminho que possa contemplar os interesses dos clubes de futebol sem agravar os problemas do estado e da segurança pública. Estamos ouvindo todas as partes envolvidas, mas não vejo a venda de bebidas alcoólicas como uma solução para a arrecadação dos clubes que com a liberação acabarão tendo que investir em mais segurança”.
 
A afirmação da deputada dialoga com o posicionamento do governador Eduardo Leite que ao vetar o projeto afirmou que o Executivo não teria como arcar, no momento, com o aumento do efetivo para garantir a segurança nos estádios, caso a proposta fosse aprovada.
 
Franciane Bayer reiterou, ainda, estar convicta de que a segurança nos estádios melhorou significativamente após a proibição das bebidas alcoólicas e se colocou à disposição para buscar soluções para as dificuldades financeiras que os clubes enfrentam. “Não tenho dúvidas de que a venda das bebidas irá tornar os estádios menos seguros, afastando as mulheres, crianças e idosos dos jogos”, concluiu.
 
Saiba mais
Em março, os deputados vetaram o Projeto de Lei (VT) 192 2018, que alterava a Lei n.º 12.916 de 2008, e passava a permitir a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante o primeiro tempo e após o término da partida. Entretanto, os parlamentares instalaram uma Subcomissão Mista composta por 16 deputados, entre eles a deputada Franciane Bayer, para aprofundar o debate.
 
A Subcomissão, instalada em abril, tem prazo de 120 dias para apresentar as conclusões que serão apresentadas através de um relatório. Posteriormente o documento será enviado para análise e votação por parte dos integrantes das comissões de Segurança e Serviços Públicos, e de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.
 
*Texto: Fabiana Calçada
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30