PRÊMIO JOVEM CIENTISTA
Assembleia distingue estudantes vencedoras da Mostratec com Prêmio Jovem Cientista
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 15:45 - 26/06/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Michael Paz
Jovens pesquisadoras receberam prêmio em solenidade com presença do presidente da AL
Jovens pesquisadoras receberam prêmio em solenidade com presença do presidente da AL

O Prêmio Jovem Cientista 2019 foi entregue na manhã desta quarta-feira (26) em solenidade realizada na Sala da Presidência. A premiação visa reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul. Foram agraciadas com a distinção as estudantes Giovana Berti Mantovani, Bruna da Silva Cruz e Laura Eduarda Mallmann Kieling.

Instituído em 2009 pela Assembleia Legislativa e regulamentado em 2010, a distinção tem por objetivo estimular os jovens a seguir a carreira científica. O prêmio é conferido anualmente a estudantes das escolas de ensino médio e/ou da educação profissional de nível técnico do Estado com as melhores pontuações na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS).

As vencedoras receberam como premiação passagens aéreas e hospedagem para participarem da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Desenvolvimento da Ciência (SBPC), que ocorre de 21 a 27 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), destacou a importância de investir em educação, tecnologia e inovação. “É pela área da tecnologia que nosso estado pode crescer. Precisamos fortalecer o conhecimento nas áreas da matemática, física e química, transformando o estado em polo tecnológico para toda a América Latina. Esta é a nova forma de crescimento, e a Assembleia Legislativa apoia iniciativas com esse objetivo”.

O deputado, professor, vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência  e Tecnologia da ALRS e ex-aluno de Mecânica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Issur Koch (PP), parabenizou as estudantes agraciadas. Para o parlamentar, a educação brasileira precisa oportunizar que os jovens tenham condições de se dedicarem aos estudos, sem  iniciarem no trabalho de forma precoce. “O Brasil que queremos começa na sala de aula”, sintetizou. 

Ramon Fernando Hans, diretor-executivo da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, falou sobre o método pedagógico da instituição. “A Fundação Liberato acredita na pesquisa como ferramenta de ensino. Há 34 anos realizamos a Mostratec, um espaço onde os alunos têm a oportunidade de colocarem suas ideias em prática. Mas é importante mostrar aos jovens que  a mostra é apenas o começo, e eles podem ir muito além”.

Projetos vencedores

1º Lugar: Giovana Berti Mantovani
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) - Projeto Avaliação da atividade antitumoral da solução detergente ACABI.
Giovana relatou que o projeto foi realizado em parceria com o laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e que a pretensão é patentear o produto resultante do estudo. Ela quer continuar seus estudos na área da saúde.

2º Lugar: Bruna da Silva Cruz
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo) - Projeto Fast Braille - Impressora com múltiplas funções para auxiliar a escrita de deficientes visuais.
“Fico muito agradecida por receber esta honraria e gostaria de dizer aos estudantes que é possível fazer pesquisas de grande qualidade. Apenas precisamos de mais incentivos para isto”. Bruna pretende levar seu projeto premiado para uma incubadora universitária e transformar o fruto da pesquisa em produto a ser colocado no mercado.

3º Lugar: Laura Eduarda Mallmann Kieling
Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer (Santa Maria do Herval) -  Projeto Percepção de sintomas depressivos em estudantes de ensino médio de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.
Natural de Santa Maria do Herval e bolsista júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Laura pretende seguir carreira na área da Medicina.

Presenças
Participaram da cerimônia desta manhã o representante da Secretaria de Estado da Educação, Paulo Rezende, o diretor de Jornalismo da AL, Paulo Borges, a diretora do Departamento de Cultura, Mariana Abascal, o coordenador da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Rafael de Aguiar Pereira, a coordenadora-geral da Mostratec 2019, Solange Bianco Borges Romeiro, e familiares e amigos das agraciadas.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Presidência

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30