PERÍODO DE COMUNICAÇÕES
Pronunciamentos na tribuna nesta terça-feira
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 17:15 - 02/07/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Celso Bender
Líder da bancada do PT destacou importância das votações desta tarde
Líder da bancada do PT destacou importância das votações desta tarde
Confira o resumo dos pronunciamentos dos deputados e deputada durante o período das Comunicações da sessão plenária do Parlamento gaúcho desta terça-feira (2). A íntegra das manifestações pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo , em áudios das sessões.
 
O deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT, destacou a importância da votação desta tarde, “talvez a mais importante da Legislatura”, passando a analisar os argumentos do governador Eduardo Leite no encaminhamento das matérias que tratam da privatização de empresas públicas, como CEEE, CRM e Sulgás. Disse que se trata da mesma argumentação do ex-governador Sartori, de que a venda das estatais atende exigência de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, repetindo também o que foi feito pelo ex-governador Antônio Brito, na década de 90. “Vendeu empresas estatais e os problemas do estado não foram resolvidos”. Outra ponderação foi no sentido de que o passivo dessas empresas, conforme o governador, “deverá ficar com o governo do estado”, sendo colocado no orçamento e, portanto, os recursos públicos pagarão essa conta. Para evitar isso pregou a votação de emenda que possibilite que os compradores das empresas assumam os ativos e os passivos. Conforme explicou, mantidos os passivos com o estado, não se confirmarão os argumentos do governo de que a privatização acontece para melhorar os serviços públicos, em especial saúde, educação e segurança, uma vez que faltarão recursos para esses investimentos porque estarão sendo pagas as contas das empresas privatizadas. Observou, ainda, que na adesão ao RRF consta proibição de contratação de servidores e, portanto, estará comprometido o argumento de que a privatização reverterá em melhoria dos serviços públicos. Alertou, ainda, que o governador não fala a verdade sobre a dívida, dizendo que vai ficar abaixo de R$ 20 bilhões, mas a verdade é que a dívida com a União deverá alcançar os R$ 100 bilhões.
 
O deputado Tenente-Coronel Zucco, líder da bancada do PSL, falou da tribuna representando as bancadas do PSL, PP, PSB, PSDB, MDB, PTB, NOVO, PDT e PRB, para registrar a morte, na semana passada, de dois soldados da Brigada Militar, em confronto com bandidos em bairro de Porto Alegre, os soldados Rodrigo Seixas, 32 anos, e Marcelo Feijó, 30 anos. Referiu o sofrimento dos familiares, e informou que nos últimos cinco anos foram 41 policiais mortos no cumprimento de suas tarefas de combate ao crime, sendo 38 deles pertencentes às fileiras da BM. O deputado esteve em visita aos familiares dos dois agentes públicos e reiterou o papel estratégico que cumpriram na proteção das pessoas e do patrimônio. Solicitou especial atenção do plenário da Assembleia aos temas que envolvem a área da segurança pública e, ao final, tendo em vista que hoje acontece a missa de 7º dia, solicitou um minuto de silêncio em homenagem aos policiais militares, repetindo iniciativa tomada pela Assembleia na sessão da última quinta-feira, dia 27 de junho.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30