PESCA
Pescadores pedem ao governador Eduardo Leite a manutenção da pesca de arrasto a partir das 12 milhas
Roberto Witter - MTE 15865 | MDB - 19:24 - 15/07/2019 - Foto: Divulgação

Representantes do setor pesqueiro gaúcho foram recebidos nesta segunda-feira (15), no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Na reunião, o grupo defendeu a manutenção da Lei que proíbe a pesca de arrasto de fundo a uma distância inferior a 12 milhas náuticas da Costa (22,2 km). O encontro foi agendado pelo deputado estadual Fábio Branco (MDB).

A mobilização das colônias de pescadores artesanais do Estuário da Lagoa dos Patos é uma resposta ao movimento liderado por donos de barcos de pesca de Santa Catarina. O governador e deputados do Estado vizinho pressionam para que o Rio Grande do Sul altere a Lei Nº 15.223, aprovada no ano passado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Durante a reunião, o professor Luís Gustavo Cardoso apresentou ao governador Eduardo Leite um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que mostra a importância da proibição da captura de espécies dentro das 12 milhas. A conclusão é de que a medida ampliará a oferta de pescado na Costa Gaúcha a partir do segundo ano de vigência da Lei.

Após ouvir as lideranças, Eduardo Leite se posicionou a favor dos pescadores gaúchos. "Houve uma abordagem do governador de Santa Catarina, que defende os interesses do Estado vizinho. Mas nunca fui a favor de rever a Lei. Temos o entendimento de que há embasamento científico que respalda essa legislação", afirmou Eduardo.

Para o deputado Fábio Branco, que intermediou o encontro, o objetivo dos pescadores foi alcançado. “Trouxemos ao governador informações técnicas sobre a pesca oceânica e sobre a Lei aprovada em agosto do ano passado, reforçando a importância da preservação das espécies e da sustentabilidade da atividade pesqueira, aliada à viabilidade econômica. Alcançamos o objetivo, pois saímos com o compromisso de manutenção da Legislação", opinou Fábio.

Presenças
A reunião contou com a presença dos secretários estaduais de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; e de Meio Ambiente, Artur Lemos; do deputado estadual Zé Nunes; da superintendente do Ibama no RS, Cláudia Costa; do prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer; do vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo; dos representantes da Federação dos Sindicatos de Pesca do RS, Ivan Vasconcellos e Gilmar Coelho; do representante do Sindicato dos Armadores de Pesca do RS, Alexandre Novo; do secretário municipal da Pesca de Rio Grande, Cláudio Costa; além de representantes das Colônias Z-1, Nilton Machado; Z-2, Irandir Rodrigues; Z-25, Roselein Termezana; e Z-40, Leandro Miranda.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30