BALANÇO DO SEMESTRE
Escola do Legislativo intensifica ações voltadas aos novos servidores
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 14:30 - 29/07/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Vinicius Reis
As mudanças na composição do Parlamento gaúcho geradas nas últimas eleições impactaram no planejamento anual e na rotina da Escola do Legislativo Romildo Bolzan. Com percentual de renovação de 50,9%, a 55ª legislatura, que iniciou em fevereiro, abriga 28 deputados que conquistaram o primeiro mandato e 17 siglas, três das quais também estreantes no Parlamento gaúcho – PSL, Novo e Podemos. Com os novos mandatos e bancadas, vieram também novos servidores, ainda sem prática nos procedimentos legislativos.
 
O cenário levou o órgão, dirigido pela administradora de empresas com ênfase em gestão de pessoal Gislaine Monza, a direcionar sua atenção para o novo público. “Nosso foco, no primeiro semestre, foram os novos servidores. Formatamos cursos presenciais e também videoaulas para atender a demanda deste público, que tem se mostrado sedento por informações”, apontou Gislaine.
 
De janeiro a julho, foram realizados oito cursos presenciais, encontros e wokshop contemplando 617 inscrições. As atividades de capacitação e qualificação trataram de temas como a efetividade dos servidores no Sistema de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, aperfeiçoamento em assessoria legislativa, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Língua Portuguesa e redação oficial e atendimento ao público.
 
A Escola do Legislativo investiu também na modalidade de Ensino a Distância. Na Plataforma do Conhecimento (http://moodle.al.rs.gov.br), que que teve 5.507 visitas virtuais entre fevereiro e junho, estão disponíveis videoaulas sobre questões presentes no cotidiano administrativo da Assembleia, como nomeações e exonerações, diárias, sistemas de cotas para custear as despesas dos gabinetes, indenização veicular e passagens aéreas.
 
Conhecimento e Qualidade de vida
A missão da Escola é compartilhar conhecimento. Para isso, busca parcerias institucionais, contrata quando necessário ou se vale do voluntariado, praticado pelos próprios servidores da Casa. Este é o caso das aulas de yoga, ferecidas para os trabalhadores da Assembleia uma vez por semana na hora do almoço e ministrada por um funcionário do Legislativo. Comum em grandes empresas, a prática ajuda a reduzir estresse e a ansiedade e aumenta a disposição para a realização das tarefas laborais.
 
Na mesma linha de promover a qualidade de vida e o conhecimento geral, a Escola trouxe para a Assembleia, em 2018, o Programa Sobremesa Italiana, desenvolvido por Fernando Biffignandi desde 2014 na prefeitura de Porto Alegre. O objetivo da iniciativa, que ocorre uma vez por mês, é difundir a cultura italiana de forma lúdica. “O conhecimento tem o poder de transformar a vida, agregando valor à trajetória pessoal e profissional”, salienta Gislaine.
 
Parcerias
A Escola realizou também, no primeiro semestre deste ano, o chamamento de instituições de Ensino Superior interessadas em firmar parcerias com o Legislativo visando ao intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, mediante a realização de ações e programas educacionais. Pelos termos, a instituição deve conceder desconto de, no mínimo, 15% nos cursos oferecidos a deputados, servidores da Assembleia Legislativa, adidos e dependentes legais. A contratação dos serviços educacionais, assim como o pagamento das mensalidades, devem ser feitos diretamente entre os beneficiários e a instituição de ensino, sem ônus para o Parlamento.
 
Até agora, duas instituições já firmaram parceria: a QI- Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre e o Instituto Nacional de Estudos Jurídicos.
 
Biblioteca
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão abriu, no primeiro semestre, a primeira chamada de artigos para o 13º volume da Regista Estudos Legislativos, que terá como temas os “30 anos da Constituinte Estadual” e a “Revolução Farroupilha.

Durante o primeiro semestre, a biblioteca efetuou 417 empréstimos de livros, totalizou 43.358 acesso virtuais e incorporou 95 obras ao seu acervo.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Escola do Legislativo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30