BALANÇO DO SEMESTRE
Escola do Legislativo intensifica ações voltadas aos novos servidores
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 14:30 - 29/07/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Vinicius Reis
As mudanças na composição do Parlamento gaúcho geradas nas últimas eleições impactaram no planejamento anual e na rotina da Escola do Legislativo Romildo Bolzan. Com percentual de renovação de 50,9%, a 55ª legislatura, que iniciou em fevereiro, abriga 28 deputados que conquistaram o primeiro mandato e 17 siglas, três das quais também estreantes no Parlamento gaúcho – PSL, Novo e Podemos. Com os novos mandatos e bancadas, vieram também novos servidores, ainda sem prática nos procedimentos legislativos.
 
O cenário levou o órgão, dirigido pela administradora de empresas com ênfase em gestão de pessoal Gislaine Monza, a direcionar sua atenção para o novo público. “Nosso foco, no primeiro semestre, foram os novos servidores. Formatamos cursos presenciais e também videoaulas para atender a demanda deste público, que tem se mostrado sedento por informações”, apontou Gislaine.
 
De janeiro a julho, foram realizados oito cursos presenciais, encontros e wokshop contemplando 617 inscrições. As atividades de capacitação e qualificação trataram de temas como a efetividade dos servidores no Sistema de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, aperfeiçoamento em assessoria legislativa, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Língua Portuguesa e redação oficial e atendimento ao público.
 
A Escola do Legislativo investiu também na modalidade de Ensino a Distância. Na Plataforma do Conhecimento (http://moodle.al.rs.gov.br), que que teve 5.507 visitas virtuais entre fevereiro e junho, estão disponíveis videoaulas sobre questões presentes no cotidiano administrativo da Assembleia, como nomeações e exonerações, diárias, sistemas de cotas para custear as despesas dos gabinetes, indenização veicular e passagens aéreas.
 
Conhecimento e Qualidade de vida
A missão da Escola é compartilhar conhecimento. Para isso, busca parcerias institucionais, contrata quando necessário ou se vale do voluntariado, praticado pelos próprios servidores da Casa. Este é o caso das aulas de yoga, ferecidas para os trabalhadores da Assembleia uma vez por semana na hora do almoço e ministrada por um funcionário do Legislativo. Comum em grandes empresas, a prática ajuda a reduzir estresse e a ansiedade e aumenta a disposição para a realização das tarefas laborais.
 
Na mesma linha de promover a qualidade de vida e o conhecimento geral, a Escola trouxe para a Assembleia, em 2018, o Programa Sobremesa Italiana, desenvolvido por Fernando Biffignandi desde 2014 na prefeitura de Porto Alegre. O objetivo da iniciativa, que ocorre uma vez por mês, é difundir a cultura italiana de forma lúdica. “O conhecimento tem o poder de transformar a vida, agregando valor à trajetória pessoal e profissional”, salienta Gislaine.
 
Parcerias
A Escola realizou também, no primeiro semestre deste ano, o chamamento de instituições de Ensino Superior interessadas em firmar parcerias com o Legislativo visando ao intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, mediante a realização de ações e programas educacionais. Pelos termos, a instituição deve conceder desconto de, no mínimo, 15% nos cursos oferecidos a deputados, servidores da Assembleia Legislativa, adidos e dependentes legais. A contratação dos serviços educacionais, assim como o pagamento das mensalidades, devem ser feitos diretamente entre os beneficiários e a instituição de ensino, sem ônus para o Parlamento.
 
Até agora, duas instituições já firmaram parceria: a QI- Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre e o Instituto Nacional de Estudos Jurídicos.
 
Biblioteca
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão abriu, no primeiro semestre, a primeira chamada de artigos para o 13º volume da Regista Estudos Legislativos, que terá como temas os “30 anos da Constituinte Estadual” e a “Revolução Farroupilha.

Durante o primeiro semestre, a biblioteca efetuou 417 empréstimos de livros, totalizou 43.358 acesso virtuais e incorporou 95 obras ao seu acervo.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Escola do Legislativo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30