CULTURA
Assembleia Legislativa anuncia vencedores do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 16:02 - 18/07/2019 - Foto: Luiz Morem
Comissão julgadora definiu vencedores da edição 2019
Comissão julgadora definiu vencedores da edição 2019

A Comissão Julgadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia de 2019 definiu as 13 obras vencedoras da edição do concurso promovido pela Assembleia Legislativa. Além de medalha e diploma para as três primeiras colocadas, e menção honrosa para outras dez, todas as poesias vencedoras irão compor uma coletânea que será lançada e distribuída gratuitamente no estande da ALRS na Feira do Livro de Porto Alegre.

A solenidade de premiação da14ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia ocorre no dia 14 de agosto, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS, em horário a  ser definido.

Poesias vencedoras

  • 1º Lugar: Ombros”, de Thamires Andrade Reis (São Paulo – SP)
  • 2º Lugar: “Mediterrâneo”, de Isadora Dutra (Porto Alegre – RS)
  • 3º Lugar: Transbordamento”, de Luciane Maria Lopes (Mirassol – SP)

 Menção honrosa

  • Sombras de Mali”, de Cris Dakinis (São Pedro da Aldeia – RJ)
  • Sina, de João Elias Antunes de Oliveira (Taguatinga – DF)
  • As pólvoras”, de José Felipe Haffner (Porto Alegre – RS)
  • Poema sem título 1”, de Plínio Feijó Alva Zuniga (São Paulo – SP)  
  • Eu nunca pedi para estar aqui”, de Laura Guzinski da Silva (Porto Alegre – RS)
  • Nascimento”, de Adriana bandeira (Montenegro – RS)
  • Superfícies”, de Adriana Bandeira (Montenegro – RS)
  • A maçã de fogo na árvore genealógica”, de Daphine Moraes Couto (Porto Alegre – RS)
  • Em cada esquina”, de Alex Alexandre da Rosa (Jundiaí – SP)
  • O faroeste no eclipse da humanidade”, de José Ronaldo Siqueira (Mutum – MG)

Na manhã desta quinta-feira (18), reunidos na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, os integrantes da comissão julgadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019, Renata Fonseca Wolff, Maria Valesca Santos de Assis, Laís Chaffe, Paulo Henrique Teixeira de Souza (Gujo Teixeira) e Cristiano Dias Vieira, observando os critérios de originalidade, criatividade e correção linguística, anunciaram o resultado final do concurso.

A reunião foi acompanhada pelo coordenador da Divisão de Promoções Culturais e Prêmios, Rafael de Aguiar Pereira, e pela representantes da Comissão Organizadora do Prêmio, Analia Sanches Dorneles.

Sobre a poeta Lila Ripoll 
Gaúcha de Quaraí, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o Correio do Povo, A Tribuna Gaúcha e a Revista Horizontes. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a autora a receber o Prêmio Pablo Neruda da Paz.

Comissão Julgadora do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019

Valesca de Assis - Escritora e professora da Escola Escrita Criativa Online – EC.ON, de Lisboa, Portugal, nasceu em Santa Cruz do Sul e estreou em 1990 com a obra “A Valsa da Medusa”. Entre as distinções recebidas estão o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) 2000, revelação de autor; Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, 2000; indicação para o Prêmio Açorianos de Literatura/ 2001, Romance; Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, 2003, crônica; Troféu Palavra Viva/ 2010, atribuído pelo Sintrajufe/RS e Prêmio AGEs/Livro do Ano, 2011, Infantil.

Renata Wolff - Natural de Porto Alegre, é formada em Direito pela UFRGS e servidora da Justiça do Trabalho. Participou das coletâneas “103 que Contam” (Nova Prova, 2006) e “Outras Mulheres” (Dublinense, 2010), organizadas por Charles Kiefer. É autora do livro de contos “Fim de Festa” (Terceiro Selo, 2015), finalista do Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, na categoria narrativa curta, e do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, na categoria contos e crônicas.

 Cristiano Dias Vieira - Jornalista diplomado pela UFRGS em 2001, é editor de cultura do Jornal do Comércio desde 2009. Responsável pelos dois suplementos culturais (Panorama e Viver), publicados de segunda a sexta-feira, com os destaques das artes plásticas, literatura, música, cinema e artes cênicas. Passou ainda pela editoria de Economia do JC - de 2005 a 2009 – além do Governo do Estado (1997 a 1999); Associação Médica do RS (1999 a 2002).

 Paulo Henrique Teixeira de Souza (Gujo Teixeira) - Natural de Porto Alegre e radicado em Lavras do Sul, é Médico Veterinário e poeta. Como poeta participa dos festivais nativistas como compositor e jurado. Possui mais de 100 premiações de 1º Lugar e Melhor Poesia, em festivais como: Reculuta da Canção Crioula de Guaíba, Estância de São Gabriel, Coxilha Musical Nativista de Cruz Alta, Tafona da Canção de Osório, Reponte de São Lourenço do Sul, Musicanto de Santa Rosa, entre outros. Em 2002 lançou o CD Batendo água, em 2004 o CD Campo Largo, e em 2007 o CD Bem na Porteira.

 Laís Chaffe - Escritora, diretora e roteirista, Laís Chaffe, integra a Academia Literária Feminina do RS. Entre 2012 e 2014, foi diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL). É diretora, roteirista e produtora do documentário "Canto de Cicatriz" (2005), Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul/2005 (Unesco e Assembleia Legislativa). Dirigiu e roteirizou os curtas-metragens "Um Minuto de Silêncio" (1994), "Identidade" (2002) e a série de curtas "Cidade Poema" (2009); é roteirista e produtora-executva do curta "Colapso" (2004).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão Julgadora do prêmio Lila Ripoll

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30