BALANÇO DO SEMESTRE
Campanha Valores que Ficam é um dos destaques na área da comunicação
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 14:00 - 30/07/2019 - Foto: Wilson Cardoso
Lançada em março, campanha teve o Guri de Uruguaiana como um dos garotos-propaganda
Lançada em março, campanha teve o Guri de Uruguaiana como um dos garotos-propaganda

No primeiro semestre de 2019, a Superintendência de Comunicação e Cultura atuou na organização e divulgação da campanha Valores que Ficam e na produção de material de prestação de contas do primeiro quadrimestre da atual gestão. Também foram instaladas soluções de sinalização digital no Palácio Farroupilha.

Valores que Ficam
Entre as campanhas publicitárias realizadas no semestre, o destaque foi para a que incentivou a doação de parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas ao Fundo da Criança e do Adolescente (Funcriança). Estrelada pelo Guri de Uruguaiana e por Renato Borghetti, a campanha Valores que Ficam foi veiculada em anúncios de jornal, rádio e revistas, outdoors e busdoors. Também foi criado o hotsite http://valoresqueficam.al.rs.gov.br 

Além da divulgação, a Casa realizou oito audiências públicas em municípios do interior do RS para estimular as doações e discutir também temas relacionados à estrutura estatal. As audiências, que tiveram transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelo Facebook, foram realizadas nas cidades de Caxias do Sul, Pelotas, Bagé, Santa Maria, Capão da Canoa, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. No segundo semestre, os debates seguem em Santa Rosa e Porto Alegre.

Na primeira fase da campanha, que encerrou em 30 de abril, data limite para a entrega das declarações do IR à Receita Federal, foi verificado aumento de 42,9% nas doações no RS em relação a 2018, passando de R$ 9,6 milhões para R$ 13,8 milhões. As cidades que sediaram as audiências públicas da ALRS registraram aumento nas doações. A tabela completa dos municípios está disponível no endereço http://www.al.rs.gov.br/Site/Portals/Site/arrec-3351-fundo-crianca-adolesc-drf10-munic-201904.pdf 

A partir de maio, o foco da campanha é a possibilidade de destinação de até 8% do Imposto de Renda devido por pessoas físicas até o fim de 2019: até 1% pode ser doados para programas relacionados a pessoas com deficiência, 1% para programas voltados a pessoas com câncer e 6% para o Funcriança, Fundo do Idoso, Fundo da Cultura, Fundo do Audiovisual e Fundo Desportivo.

Prestação de Contas
Em maio, foi divulgado material de prestação de contas da Casa do primeiro quadrimestre de 2019 e apresentação do planejamento estratégico. Além de dados sobre a atuação legislativa e a gestão interna nesse período, o presidente da Casa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), falou sobre o resultado da primeira fase da campanha Valores que Ficam, a luta pela não-extinção dos recursos devidos ao RS com as perdas da Lei Kandir e pela transparência na concessão de incentivos fiscais pelo governo gaúcho.

Também foi apresentado o Portal Mobile de Gestão desenvolvido pela Assembleia para trazer ainda mais transparência aos atos do Legislativo. Basta acessar o endereço www.al.rs.gov.br/gestaoalrs/ no navegador do celular para obter informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Parlamento gaúcho e conferir, na íntegra, a prestação de contas do primeiro quadrimestre.

Sinalização digital
Outra iniciativa, no primeiro semestre, foi a implantação de solução de sinalização digital, com a instalação de monitores junto ao elevador no andar térreo do Palácio Farroupilha. O objetivo é exibir conteúdo institucional e divulgar as principais atividades do Parlamento ao público que frequenta diariamente a sede do Poder Legislativo. A expectativa é que, no próximo semestre, a ação possa ser ampliada para os demais andares do prédio.

Agência de Notícias
A Agência de Notícias da ALRS é responsável pela cobertura jornalística das atividades do Parlamento gaúcho. De janeiro a junho de 2019, o portal de notícias teve 892.805 mil acessos e o portal de fotografia, 93.913 mil acessos. No mesmo período, foram publicadas 1.714 matérias, entre as produzidas pela Agência, setores da Casa, bancadas e gabinetes parlamentares, e 11.181 fotografias.

Rádio Assembleia
De janeiro a junho de 2019, a Rádio AL produziu 417 matérias relativas às atividades parlamentares. Ao longo do ano, o portal da Rádio registrou 85.536 mil acessos, com 348  downloads. Todo o material publicado está disponível para download no formato MP3. O acesso à Rádio AL ocorre através do endereço www.al.rs.gov.br/radioassembleia, onde também é possível fazer os downloads.

No semestre, a Rádio Assembleia também começou a produzir dois novos programas, que são veiculados semanalmente. No programa Ordem do Dia, o presidente Lara fala com outros parlamentares sobre assuntos que estão em destaque na pauta da semana no Parlamento gaúcho. A atração também é veiculada na TV Assembleia e no Facebook. Já o Rio Grande em Pauta é um programa de entrevistas com deputados sobre os assuntos que são destaque no Estado e no Parlamento.

TV Assembleia
De fevereiro a junho, a TV Assembleia exibiu 367 horas de transmissões ao vivo, entre sessões plenárias, atividades das comissões permanentes e temporárias, audiências públicas no interior, além de eventos institucionais e do programas Jornal da Assembleia.

Na programação inédita diária, a TV AL transmitiu 16 horas de programação com os programas Assembleia Entrevista e Democracia. Já na programação inédita semanal, foram 118 horas de programação, com programas como Agro RS, Cena Musical, Faça a Diferença, Perfil Parlamentar, Réplica e Tréplica, entre outros.

A partir do segundo semestre, o conteúdo audiovisual produzido pela TV Assembleia passará a ser armazenado em formato digital em servidor de propriedade da ALRS ao invés de ser armazenado em fitas DVCam. Com a medida, haverá a conservação permanente do material audiovisual produzido.

A TV AL pode ser sintonizada pelo canal aberto digital 61.2, na Região Metropolitana de Porto Alegre; pelo canal 16 da NET, na capital e cidades-polo; e pela internet, no endereço www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs).

Redes Sociais
As atividades da Casa também são divulgadas por meio das redes sociais do Parlamento gaúcho. No Facebook (www.facebook.com/assembleiars), o número de seguidores passou de 45 mil em novembro de 2018 para 51 mil até julho. No mesmo período, o número de seguidores no Twitter (www.twitter.com/assembleiars) passou de 36,3 mil para 40,6 mil.

Já o perfil no Instagram (www.instagram.com/assembleiars/) foi reativado em 2019, passando de 3,4 mil seguidores em 2018 para 4,4 mil.

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