SERVIÇOS PÚBLICOS
Comissão discute implantação de cadeia feminina da APAC no RS
Andréa Farias - MTE 10967 | PT - 14:18 - 07/08/2019
 

Nesta quinta-feira (08), a Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) realiza uma audiência pública para debater a execução penal com ênfase no Método da Associação de Assistência e Proteção aos Condenados, Apac Feminina, Porto Alegre. O evento acontece às 10h, na Sala de Convergência Adão Pretto, na Assembleia Legislativa.

O Método Apac promove humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva das penas, evitando a reincidência no crime e oferecendo alternativas para a ressocialização dos condenados. Desde dezembro de 2018, Porto Alegre conta com uma casa prisional masculina neste sentido, instalada no antigo prédio do Pio Buck.

Segundo o presidente da CSSP, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), entusiasta da metodologia, a ideia é iniciar os diálogos sobre a implementação de uma Apac para detentas no estado. “Em Porto Alegre, temos 30 recuperandos na Apac. É um aprendizado muito rico sobre a melhor forma de aplicar o método e os benefícios que podemos ter na tarefa de recuperar estes detentos. Mais do que nunca, precisamos estender este trabalho às mulheres do sistema prisional. E a Apac se mostra muito efetiva neste objetivo”, crê o parlamentar, lembrando o índice de não reincidência, que pelo método Apac é de cerca de 85% contra 15% do sistema tradicional.

Sobre o assunto, deverá falar a palestrante convidada, Paula Queiroz Vieira, diretora da Apac Feminina de Frutal, em Minas Gerais. “Minas Gerais é pioneira na implementação de Apacs. De visitas e entrevistas com pessoas que participaram da consolidação do Método, originou-se a casa prisional gaúcha. Mas ainda temos muito a aprender com a experiência mineira. E esta conversa com a diretora Paula será mais uma grande oportunidade de aprimorarmos a nossa Apac”, destacou Jeferson.

Estarão presentes na audiência representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do RS, OAB/RS, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do RS, Secretaria da Administração Penitenciária, SEAPEN, entre outros.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
21/01/2022 12:54 Semana AL em 60 segundos
BALANÇO - COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
BALANÇO - COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30