TRIBUNA POPULAR
Diretora do Simers apresenta dossiê sobre o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 15:02 - 08/08/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Celso Bender

A médica Alessandra Felicetti Pires, diretora metropolitana do Sindicato Médico do RS (SIMERS), ocupou o espaço da Tribuna Popular na sessão plenária desta quinta-feira (8) para apresentar um dossiê que detalha deficiências do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. O documento foi elaborado pela entidade após visita ao hospital no final do mês de maio deste ano. Realizada no início da sessão plenária da primeira quinta-feira de cada mês, a Tribuna Popular permite a representantes de entidades da sociedade civil a realização de pronunciamentos na tribuna do Legislativo, pelo tempo de 10 minutos.

A médica afirmou que, ao longo dos anos e gradativamente, vem ocorrendo o sucateamento do HPS de Porto Alegre. Entre as questões apontadas pelo dossiê e destacadas pela dirigente do Simers estão problemas estruturais, como falta de medicamentos, materiais e equipamentos; problemas de manutenção, como aparelhos estragados e falta de refrigeração de salas; e o fechamento de serviços como o banco de sangue, devido à falta de pessoal, e a inatividade de enfermarias de traumatologia e pediátrica.

Alessandra contou que a prefeitura, após receber o dossiê, respondeu ao Simers, negando parte das informações registradas no relatório e tomando algumas medidas de gestão do Hospital, como o encaminhamento de compra de respiradores. A pronta reação do Executivo municipal é, segundo a médica, a prova que é possível administrar o HPS sem a necessidade de terceirização. Ao finalizar, disse que o Simers continuará ativo, presente e observador das questões relacionadas à qualidade do atendimento no HPS.

Como participar da Tribuna Popular
A Tribuna Popular é regulamentada pelo artigo 262-E, do Regimento Interno da Assembleia, e pela Resolução de Mesa 571/2004. As entidades interessadas em fazer uso da tribuna devem encaminhar requerimento à presidência da Casa e fazer registro, na Divisão de Protocolo, Arquivo e Comunicações, do Departamento de Serviços Administrativos, com antecedência de, no mínimo, 72 horas, informando dados que identifiquem a entidade, nome do representante que fará uso da palavra e o assunto a ser tratado. Os requerimentos para ocupar a Tribuna Popular devem ser aprovados pela Mesa Diretora.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Tribuna Popular

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30