55ª LEGISLATURA
Ministro Osmar Terra recebe Medalha do Mérito Farroupilha
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 19:30 - 12/08/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Celso Bender
Ministro Osmar Terra recebeu comenda de Lara e Zanchin
Ministro Osmar Terra recebeu comenda de Lara e Zanchin

Em cerimônia no salão Júlio de Castilhos no final da tarde desta segunda-feira (12), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais importante láurea concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A proposição foi do deputado Vilmar Zanchin (MDB) que, juntamente com o presidente da Casa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), fez a entrega da medalha ao ministro.

Zanchin definiu o ato como um momento único e especial, já que cada parlamentar só pode indicar um nome para ser agraciado com a medalha durante os quatro anos de mandato. Ele destacou a principal característica do ministro, que é a dedicação. "Osmar Terra é um homem que entregou a sua vida para cuidar das pessoas", definiu, lembrando que ele deixou o RS para cursar Medicina na UFRJ e depois, ao começar sua vida pública, encontrou na política o meio para melhorar a vida das pessoas.

Terra agradeceu a homenagem especialmente aos deputados Lara, de quem foi colega duas vezes no secretariado dos governos Rigotto e Yeda, e Zanchin, que conheceu quando era secretário da Saúde e o parlamentar, prefeito de Marau. "Acho que, de certa forma, esta homenagem coroa minha caminhada de mais de 40 anos na vida pública", destacou. Em seu discurso, o ministro ainda contou episódios de sua trajetória política e falou da surpresa ao ser convidado para integrar o governo Bolsonaro após ter feito campanha, na última eleição, para Henrique Meirelles. "O governo Bolsonaro é resultado de uma população que cansou da corrupção, que cansou de ouvir promessas que não se realizam", classificou.

Em sua manifestação, o presidente da ALRS enfatizou que a indicação do médico foi aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora. Elogiando a condução do ministro na política e como cidadão, observadas de perto quando os dois foram secretários nos governos Rigotto e Yeda, destacou a serenidade e a competência de Terra. "Com esta medalha, o Parlamento gaúcho homenageia mais que o homem público, homenageia o cidadão", afirmou. Ainda parabenizou as mudanças realizadas pelo Ministério da Cidadania em relação às leis de incentivo e pediu ajuda para a criação de uma lei de incentivo à saúde nos âmbitos federal e estadual.  

Homenageado
Natural de Porto Alegre, Osmar Gasparini Terra é médico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem especialização em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê pela Universidade de Brasília e mestrado em Neurociência pela PUCRS.

Filiado ao MDB desde 1986, foi, naquele ano, superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social no RS, tendo papel fundamental na implantação do SUS no estado. Entre 1989 e 1990, no governo Simon, foi diretor da Secretaria Estadual da Saúde.

Em 1992, foi eleito prefeito de Santa Rosa, tendo também assumido a presidência da Famurs entre 1995 e 1996. Em 1999, no governo Fernando Henrique Cardoso, foi secretário Nacional do Programa Comunidade Solidária, criada para combater a pobreza. No ano seguinte, presidiu o Comitê para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância e, em 2001, assumiu o cargo de deputado federal como suplente.

Eleito deputado federal em 2002, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria Estadual da Saúde no governo Rigotto, onde ficou até 2006, quando voltou à Câmara para integrar a Comissão de Seguridade Social e Família.

Reeleito deputado federal em 2006, foi novamente secretário da Saúde em 2007 durante o governo Yeda. No período, articula e implementa o programa Primeira Infância Melhor, voltado para crianças de zero a três anos de idade, conseguindo reduzir a mortalidade infantil para menos de 20 crianças por mil antes do primeiro ano de vida.

Reeleito em 2018 para o sexto mandato como deputado federal, Terra é ministro da Cidadania. Em sua atuação no Congresso Nacional, foi autor da lei que instituiu o marco legal da primeira infância.

Em 2016, foi ministro do Desenvolvimento Social, responsável por cuidar de programas como o Bolsa Família, financiamentos direcionados à agricultura familiar, além de ter implementado o Programa Criança Feliz.

Presenças
Estiveram presentes na solenidade a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Luiz Henrique Viana (PSDB), Tenente-coronel Zucco (PSL), Ernani Polo (PP), Carlos Búrigo (MDB), Gilberto Capoani (MDB), Sebastião Melo (MDB), Fábio Branco (MDB), Edson Brum (MDB), Aloísio Classmann (PTB), Tiago Simon (MDB), Gabriel Souza (MDB) e Mateus Wesp (PSDB); o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini; a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Comandante Nádia; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; a subdefensora pública-geral do Estado para Assuntos Institucionais, Liseane Hartmann; o conselheiro do TCE e ex-deputado Alexandre Postal; os ex-deputados e prefeitos de Santa Rosa, Alcides Vicini, de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e de Cachoeirinha, Miki Breier; o ex-deputado e ex-secretário da Segurança Cezar Schirmer; o ex-deputado e ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça; além de prefeitos e vereadores de vários municípios, representantes da Fiergs, Famurs, Fecomércio, PUCRS, UFSM, Fenasoja, entre outros. 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Medalha Mérito Farroupilha, Osmar Terra

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30