MERCOSUL E ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Audiência pública vai discutir gasoduto Argentina-Brasil
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 12:57 - 14/08/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Celso Bender
Parlamentares receberam alunos da Escola Gabriela Mistral
Parlamentares receberam alunos da Escola Gabriela Mistral
Em reunião na manhã desta quarta-feira (14), a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP), aprovou requerimento para realização de audiência pública para debater a situação do projeto do Gasoduto Argentina-Brasil, com passagem pelo município de Uruguaiana. Em outro momento da reunião, os deputados recepcionaram alunos da Escola Gabriela Mistral, que se deslocam para o Chile na próxima semana.
 
A proposição do deputado Frederico Antunes foi aprovada por unanimidade e terá como convidadas as secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, FIERGS, consórcio Transportadora de Gás AS, Famurs, Uvergs, Empresa de Pesquisa Energética, universidades, associações empresariais e outras entidades da sociedade civil interessadas no tema. A comissão deverá definir a data e local da audiência.
 
Experiência estudantil no Chile
Em Assuntos Gerais, a comissão recebeu o cônsul do Chile, Mário de la Fuente, a direção e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gabriela Mistral, de Porto Alegre. O grupo promoveu concurso literário sobre a vida e obra da poetisa chilena Gabriela Mistral, que conquistou com sua obra o primeiro Prêmio Nobel de Literatura, em 1945, para a América do Sul.
 
De la Fuente destacou a parceria do Consulado com a região de Coquimbo, no Chile, resultando no envio do grupo de alunos para a experiência nessa região do país onde nasceu Mistral. Estimulados pelo Consulado, a escola que tem o nome da poetisa e diplomata chilena promoveu disputa entre os alunos com a vida e obra da poetisa como tema. Da experiência, enfatizou o diplomata, resultará maior conhecimento e convivência entre os povos latino-americanos, em especial neste momento em que avançam as disputadas das grandes potências comerciais. “Lá, serão embaixadores do Rio Grande do Sul e ao retornarem, serão embaixadores do Chile entre os gaúchos”, resumiu Fuente.
 
Também se manifestaram a diretora, Aline Benedetto Dornelles, e um dos 11 alunos vencedores, Khauê Araujo Fontoura, que embarcam dia 19 para cinco dias de visitações no país andino. A comitiva estudantil estará acompanhada do cônsul, Mário de La Fuente, da diretora Aline Benedetto Dornelles e da orientadora educacional Nara Verlaine Nascimento, além da presença de dois pais responsáveis.
 
Pela manhã, acompanhados do deputado Frederico Antunes e do cônsul, estiveram em audiência com o governador Eduardo Leite. Visitaram ainda a Assembleia e o Memorial do Legislativo. Para Coquimbo, que tem protocolo de integração com a Assembleia, os jovens levarão exemplares da Constituição Estadual e Federal.
 
A experiência a ser vivida pelos estudantes foi saudada pelos deputados Airton Lima (PL), Luiz Fernando Mainardi (PT), Tenente Coronel Zucco (PSL), Fábio Ostermann (NOVO), Gerson Burmann (PDT), e Aloísio Classmann (PTB).
 
Presenças
Participaram da reunião os deputados Frederico Antunes (PP), presidente, a deputada Franciane Bayer (PSB) e os deputados Fernando Marroni (PT); Rodrigo Lorenzoni (DEM); Luiz Fernando Mainardi (PT); Tenente-Coronel Zucco (PSL); Aloísio Classmann (PTB); Airton Lima (PL); Vilmar Zanchin (MDB); e Carlos Búrigo (MDB).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30