EDUCAÇÃO
Deputada solicita ao governo do Estado cronograma de obras em escolas públicas
Juliana Elisa de Almeida - MTE 13.167 | PSOL - 13:50 - 14/08/2019 - Foto: Guerreiro

A deputada Luciana Genro (PSOL) solicitou, durante audiência pública da Comissão de Educação, a elaboração de um cronograma de obras em escolas pela Secretaria Estadual de Obras e Educação. O atraso de reformas nos colégios estaduais pautou novamente a Comissão – o primeiro debate sobre o tema foi solicitado pela deputada e ocorreu em abril. O secretário estadual de Obras, José Luiz Stédile, participou da reunião desta terça (13/08).

A deputada encaminhou sua solicitação à presidente da Comissão, deputada Sofia Cavedon (PT). Diretoras e representantes de escolas de São Jerônimo, Gramado, Porto Alegre, entre outras, expuseram os problemas das instituições.

A situação mais emblemática foi apresentada pela diretora Honorina Pinto da Silva, da escola Barão do Jacuí, de São Jerônimo. A escola aguarda há 11 anos a conclusão de um novo prédio por causa de um erro no projeto. Por causa disso, os estudantes já tiveram aulas improvisadas em uma igreja e em um salão paroquial e no antigo prédio da escola, todo de madeira e com a estrutura em risco. A merenda dos estudantes chegou a ser levada de um local a outro dentro de um carrinho de feira, por uma estrada de chão.

"A educação está sendo tratada sem nenhuma prioridade. A situação da nossa escola não é igual a nenhuma outra. Nós ocupamos o prédio em obras e estamos contando com a ajuda da comunidade para podermos finalizar a construção", contou a diretora, após a exibição de um vídeo.

A deputada Luciana Genro também solicitou informações sobre a verba do BIRD destinada para as reformas das escolas, já que a Secretaria da Educação garantiu, em abril, que os recursos não seriam retirados dos colégios, mesmo após o vencimento do prazo para as obras. Porém, uma semana após a audiência que tratou desde tema, a imprensa divulgou que os recursos seriam destinados para pavimentação de estradas.

"As escolas precisam de um cronograma para se organizar e ter um retorno efetivo da secretaria e também uma resposta sobre onde estão e de que forma poderão usar esse recurso (do BIRD), porque foi garantido aqui que as escolas não perderiam essa verba", cobrou a deputada.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30