DESENVOLVIMENTO
Frente Parlamentar da Economia Solidária apresenta reivindicações do setor para governo do Estado
Marcela Santos - MTE 11679 | PT - 15:04 - 14/08/2019

A Frente em Defesa da Economia Solidária da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), e representantes do Fórum Gaúcho de Economia Solidária, estiveram reunidos, nesta quarta-feira (14), com com a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker.

Na pauta, a efetivação da Política Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária e o Programa de Economia Popular Solidária, a consolidação do Conselho Estadual de Economia Solidária (CESOL), com composição tripartite e paritária, a implementação do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Solidária, com as prioridades definidas no CESOL.

A secretária demonstrou seriedade e compromisso com a implementação de políticas da economia solidária, e sugeriu construir uma agenda de trabalho, com prioridades, considerando que praticamente não tem orçamento. Um compromisso concreto foi de retomar a concretização da cadeia do PET.

“Estimular a autonomia e a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores está no fundamento mais importante de um Estado que estimula o desenvolvimento com justiça social. E assim, deve ser compreendida como um movimento político e social que promove o empoderamento dos atores sociais envolvidos”, defendeu o parlamentar.

Conforme Zé Nunes, o grupo também solicitou o apoio à realização da Feira Estadual de Economia Solidária, bem como às demais feiras em municípios do interior do Estado, a retomada das casas de economia solidária, em todas as regiões, garantia de recursos no orçamento do Estado, na LOA, LDO e Plano Plurianual, avanço na política de compras institucionais de produtos e serviços da economia popular solidária, efetivação no processo de Certificação dos Empreendimentos Econômicos Solidários, e condições para acesso ao crédito dos empreendimentos de economia popular solidaria.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30