PRESIDÊNCIA
Lara anuncia para a próxima semana votação de projeto que extingue previdência dos parlamentares
Sheyla Scardoelli - MTE 6727 | Agência de Notícias - 15:25 - 14/08/2019 - Foto: Michael Paz
Mesa Diretora da AL vai encaminhar proposta ao plenário
Mesa Diretora da AL vai encaminhar proposta ao plenário
O presidente Luís Augusto Lara anunciou na manhã desta quarta-feira (14) que projeto de resolução da Mesa Diretora extinguindo o Plano de Seguridade Social dos Parlamentares (PSSP) deve ser encaminhado para votação em plenário na próxima semana.

“Estamos trabalhando para isso. Nos últimos meses estivemos conversando com os deputados que ainda estavam com recursos no plano e programamos uma saída sem traumas. Nesta semana conseguimos que o último deputado fosse desligado, e agora o PSSP ficou apto a ser extinto.” Lara explicou que o Plano foi criado em 2014 por resolução da Mesa Diretora da AL, cabendo à Mesa a proposta de extinção. “É uma matéria administrativa de competência da Casa, que levou seis meses de diálogo com os deputados. Também houve iniciativas individuais, do deputado Jeferson Fernandes, da deputada Any Ortiz e outros parlamentares, que contribuíram para essa conscientização”.

O presidente fez questão de destacar que a mensagem que o Parlamento quer passar à sociedade gaúcha é de que o Poder Legislativo está disposto a cortar na própria carne e se mostrar adaptado à atual situação das finanças do estado e da realidade brasileira. “Se quisermos ter moral para enfrentar as transformações que precisam ser feitas no Rio Grande, temos que fazer nosso dever de casa. Somos o poder que menos utiliza recursos públicos do Estado. Aliás, menos que órgãos de fiscalização e controle como o Ministério Público, por exemplo.”

Lara lembrou ainda que a extinção do plano de seguridade parlamentar não é a única medida adotada pela Assembleia gaúcha para economizar recursos. Citou a extinção, por iniciativa da Mesa Diretora ainda no primeiro semestre, do auxílio-mudança, e as reduções de 60% nos valores de auxílio-diária, de 47% na indenização veicular e 35% na folha de pagamento no comparativo entre os anos de 2006 e 2018.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Reunião de Mesa

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30